MOSTRA “POSTER FOR TOMORROW – OS DIREITOS HUMANOS EM CARTAZ”

montagem

Hoje, dia 10, é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos por esse humano-motivo encontra-se em realização a mostra Poster For Tomorrow – Os Direitos Humanos em Cartaz que tem como origem em 2009, em Paris. São mais de 100 cartazes vencedores de concursos internacionais que tratam da liberdade e dos direitos que os homens devem perseguir para que possam ter sempre elevada a autoestima. Todo ano os 100 cartazes vencedores são expostos no mundo.

Entretanto, há um sinal específico nessa mostra brasileira. Não serão exibidos apenas 100 trabalhos, mas 600. Que correspondem às seis edições de escolhas das obras no mundo. São as obras premiadas desde o início do projeto. O que faz a mostra brasileira ser inédita. A mostra também vai concatenar mapas e gráficos com informações sobre escolaridade no mundo e a participação da mulher na vida pública.

Na abertura haverá o lançamento de um catálogo e um bate papo com o presidente da Organização Não Governamental 4 Tomorrow, Hervé Matine e Ivo Herzog, filho do jornalista Wladimir Herzog que foi preso, torturado e morto, em 1975, pela ditadura no DOI-Codi, sob o comando do militar Brilhante Ustra.

“O público terá ainda a projeções digitais de cartazes em um painel, no qual serão exibidas diariamente as obras de todas as edições.

Além disso, nós agregamos informações com pequenos textos sobre os temas como direito à moradia e a pena de morte.

Outra novidade é a ambientação, que nas exposições mundo afora não tem. Colocamos cor nas paredes, não cartazes dentro de moldura ou vidro, eles são colocados com imã, sem aquela áurea de obra de arte inatingível.

O cartaz foi a primeira peça de comunicação urbana, remontando à idade média, já que veio substituir o mensageiro do rei. Esse formato tem uma vocação urbana e democrática. A gente luta para que o cartaz esteja mais nas ruas, temos aqueles publicitários, mas o ideal é que ele sirva a um interesse público e não somente comercial”, observou Ruth Klotzel, curadora da mostra.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: