41° SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA

chargeAté o dia primeiro de março público pode vivenciar mais de 200 charges, caricaturas e histórias me quadrinhos no 41° Salão Internacional de Humor de Piracicaba no Museu da Língua Portuguesa. Durante a exposição ocorrerá uma retrospectiva do artista belga O-Sekoer, cujo pseudônimo é Luc Descheemaeker, e a sessão de Micros Contos de Humor que contém 140 caracteres.

A exposição tem como corpo de atuação a indignação. A indignação foi o afeto que fez surgir o movimento de humor no Brasil no período da ditadura civil-militar que se manteve entre os anos de 1964 e 1985.

O afeto indignação é um corpo que tem como intenção atingir o publico e possibilitar envolvimentos que possam transformar o afeto triste que domina a sociedade contemporânea em afetos sociais alegres. Daí a exposição ter uma clara e afetante condição de apresentar a democracia como sociedade da alegria. Na verdade uma exposição como mostra o corpo politico que é o humor.

É lógico que se trata de humor no sentido do filósofo Nietzsche que é a vida ativa, e não no sentido, sem sentido, das projeções psicóticas que se apresentam nas televisões e outros alhures. Ou outros sítios, como dizem os nossos patrícios. As enunciações nazifascistas da extrema-direita televisiva, radiofônica, revista e jornal.

“O interessante da linguagem é que a reflexão sobre assuntos difíceis nos é permitido por meio de uma visão crítica e bem-humorada, tornando os temas não menos sérios, mas mais palatáveis.

O Salão de Humor de Piracicaba nasceu como ato de resistência em plena a ditadura militar e hoje é considerado o evento mais importante do gênero em todo o mundo”, observou Antônio Carlos Sartini, diretor do museu.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: