VISITA DE NATAL*

nevoeiroA família estava sentada ao redor da mesa, pronta para a ceia natalina, exatamente às 24 horas, quando a campainha tocou. A irmã mais nova levantou-se e foi até a porta para atender a visita. De repente um grito de alegria tomou conta da casa. A moça, depois de abraçar e beijar o visitante correu para os familiares avisando que o irmão voltara.

Ele entrou na sala, onde todos estavam reunidos, chegou perto da mesa e pediu que ninguém se levantasse e disse que a visita era curta. Foi até a mãe, que se encontrava sentada a cabeceira da mesa e deu-lhe um terno beijo no rosto e acariciou os seus cabelos grisalhos. Durante alguns minutos ficou com a mão esquerda sobre o ombro da mãe.

A irmã mais nova, maravilhada, contemplou o rapaz belo, com os cabelos negros compridos, a camisa de algodão branca, a velha calça jeans, em um corpo magro, de 22 anos, sobre um par de sapatos grossos que a irmã mais velha dizia ser de andarilho. Lá estava ele, o irmão que todos amavam e que partira há anos e que agora se fazia presença. O tempo passara, mas ele continuava a inconfundível e eterna beleza juvenil capaz de ofuscar Dorian Gray, de Oscar Wilde.

Pediram que ele sentasse e provasse da comida e da bebida. Ele agradeceu e disse que só voltara para anunciar a boa nova. Todos ficaram em silêncio e ele contagiado de alegria disse, sorrindo, que haviam vencido. A mãe chorando de contentamento lembrou que era o que o pai dele sempre dizia durante o tempo que viveu.

Ele abraçou e beijou todos e se despediu. A irmã mais nova correu e se abraçou com ele pedindo que ficasse. Ele a beijou e cantou um trecho da música Flora, de Ednardo. “Há um tempo de plantar saudade. Há um tempo de colher lembrança. Pra depois com o tempo chorar”. E completou, dizendo que o tempo de chorar havia passado e que agora era tempo de fazer o sertão florir.

A irmã quis lhe acompanhar ate a porta, mas ele pediu que ela ficasse com os outros que ele gostaria dele mesmo fechar a porta às suas costas.

*Conto do livro Contos Sem Dez Contos, em preparação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: