MOSTRA DO HIPER-REALISMO DO ESCULTOR RON MUECK

62786Resina, silicone, fibra de vidro e acrílico, compostos em formas humanas normais ou gigantes, assim como animais e outros objetos se expressa o hiper-realismo do escultos Ron Mueck. São obras impressionadoras como expressão do vivido. Hiper-real porque se mostra como real, fora do real através do recurso artificial. A imagem que é sem ser.

É essa magia-especular que tem atraído uma grande quantidade de pessoa para vivenciar o não-vivo, que se passa como vivo. Um significado desdobrado do conceito de luto por Freud. As figuras não são vivas, mas proporcionam, com suas hiper-realidades, uma espécie de retorno ao mundo dos chamados vivo. Tudo porque em um determinado momento os vivos, o público, vivenciou os que morreram.

Como se entende, toda hiper-realidade não é inusitada. Ela traz em si um histórico-real que lhe serve de suporte para ser tomada como hiper-real. Sem esse histórico-real ela não poderia se mostrar como hiper-realidade. O psicanalista Lacan, talvez, aventasse que é hiper-real, porque carrega a relação simbólica das palavras saída do real.

62793mostra, que foi produzida pela Fondation Cartier pour Art Contemporain, de Paris, encontra-se em exibição na Pinacoteca do Estado de São Paulo, vai até i dia 22 de fevereiro. Mas a mostra não se resume apenas na exibição das figuras, também a apresentação do documentário, Natureza Morta: Ron Mueck no Trabalho, em 55 minutos, onde é mostrado o processo de criação de Ron.   

Lembrete. São dois os preços dos ingressos: R$ 3 e R$ 6. O visitante também pode esticar até a Estação Pinacoteca. Mas, essa é boa, nem todo dia a entrada tem a marca do fetiche dinheiro. Nos sábados a entra é gratuita. 

Aproveita, público-estético!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: