EXPOSIÇÃO SOBRE VIVÊNCIAS: CARANDIRU

carandiru_2O Presídio Carandiru representou a maior forma demonstrativa, como diria o filósofo Michel Foucault, de punição antihumana cuojo objetivo precípuo era punir, além de vigiar. Durante sua atuação foi considerado o maior presídio da América Latina.

Depois que, há 22 anos, 111 presos serem assassinados no governo Fleury por policiais, sem qualquer reação ou possibilidade de defesa, o presídio passou a ser demolido a partir do ano de 2002. Entre os anos de 2001 e 2002, a atriz Sophia Bisilliat, o jornalista André Caramante, o fotógrafo João Wainer e Maureen Bisilliat iniciaram um trabalho de coleta de ferramentas, entrevistaram pessoas, visitaram, celas, pátios, corredores e gravaram em vídeo os momentos da experiência que serve de elemento para a Exposição Sobre Vivências: Carandiru.

A exposição é composta de instrumentos fabricados pelos detentos como facas, fornos, filtros entre outros objetos. Todos podem também ser vistos através de fotografias realizadas por Renato Soares. A exposição está dividida em oito módulos temáticos: limpeza, comida, esporte, religião, celas, saúde, silêncio e solidão. O médico Dráuzio Varela, que trabalho voluntariamente no presídio durante 13 anos, empresta suas palavras para apresentar os capítulos.

Fotos das portas das celas, que mostram o estilo dos presos, são expostas pelas fotos criadas por Andreas Heiniger. A exposição, que tem a curadoria de Maureen, faz parte da série Casas do Brasil que teve início no ano de 2002 e tem como objetivo construir o inventário das formas de habitação no país.  

Maureen, que teve contato com Carandiru ainda na década de 80, e foi documentarista do projeto Teatro no Presídio, que contou com a supervisão da professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de São Paulo, Eda Tassara, realizado com as participações de Sophia Bisilliat e Renato Primo Comi, é pintora formada em Paris e Nova York.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: