PROJETOS CULTURAIS JÁ PODEM SER INSCRITOS NA LEI DE INCENTIVO À CULTURA

936837-galanga%20chico%20rei%202_trilogia%20afrobrasileiraUm dos grandes impasses para produção cultura no Brasil é a falta de uma política de incentivo cultural mais ampla que possa satisfazer um número maior de artistas. Alguns estados, que têm o sentido da cultura como necessário à sensibilização da sociedade, tentam dirimir o impasse. Todavia, outros, como o estado do Amazonas que tem da cultura um sentido de subproduto, nada fazem para dirimir o impasse. E cultura é apenas o que órgãos governamentais proporcionam como o Boi-Bumbá.

É claro que a produção cultural observada do ponto de vista da criação, é de responsabilidade-talentosa do artista. Mas, a produção cultural como um elemento-social tem necessidade da participação financeira do Estado. O que como é sabido que o estado quase sempre nem tem da cultura um sentido de relevância humana, cabe ao artista se colocar em luta reivindicando esse direito. Lutar para ele tenha garantido o direito de conseguir incentivo à sua produção.

E foi através de muita luta que os artistas do Rio de Janeiro conseguiram possibilitar a criação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Por isso, hoje, os artistas do estado que tem São Sebastião como seu protetor pode comemorar o edital que abriu as inscrições para os projetos culturais do ano de 2015. E tem mais, a lei não só favorece os artistas propriamente de uma região do Rio de Janeiro, mas também artistas de todas as glebas do estado que queiram financiamentos para seus projetos.

“A lei, criada em 1992, impulsionou e impulsiona a área da cultura, fomentando o aumento do número de espectadores e de novas pessoas na área de produção cultural. Um grande benefício é que o patrocínio não está voltado somente para uma região do Rio de Janeiro, já que pessoas de todo o estado podem buscar o incentivo”, observou Tatiana Richard, superintendente da Lei de Incentivo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: