EXPOSIÇÃO PAPAGAIO DE HUMBOLDT: RESGATE DE 15 LÍNGUAS INDÍGENAS DA AMÉRICA LATINA

imagem-paulo-nazareth-maria-eugenia-728x444_0A exposição Papagaio de Humboldt começa no dia 3, no Rio de Janeiro. Ela mostra o resgate de 15 línguas indígenas da América Latina, sendo quatro do Brasil. A exposição mostra as últimas palavras de um idioma extinto na Patagônia que são expressões em forma de memorial e um vocabulário de 50 palavras restantes e um povo. São 550 idiomas escritos nas paredes das salas divididas de acordo com as regiões onde são falados. Costa Rica, Panamá, Nicarágua, Guatemala, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Argentina e Brasil.

Para realizar a exposição e o público possa vivenciar as línguas são usadas caixas de som nas salas para criar um ambiente polifônico o que leva o público a uma experiência linguística-sonora clara. A exposição foi criada pelo Instituto Goethe e conta com a curadoria de Alfons Hug.

As instalações sonoras foram produzidas por cineastas e artistas plásticos dos países que estão sendo representados. O material foi recolhido através de filmagens nas próprias regiões assim como entrevistas com descendentes dos povos.

“A ideia é criar um efeito de igreja. Quando você entra em uma igreja, ouve todos orando ao mesmo tempo. Ao se aproximar, você escuta de forma mais nítida, e o que chama atenção é a diversidade.

Sempre se fala da diversidade biológica e da preservação de animais e plantas. Mas essas línguas também representam a riqueza dos povos indígenas”, disse o curador.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: