EXPOSIÇÃO “ENGENHEIRO RUBENS PAIVA, PRESENTE”!

5835fbaa-56e1-462b-8de8-6be756f8a62cO pesquisador Vladimir Sacchetta continua com sua disposição estética-política ligada à personagem do ex-deputado Rubens Paiva, preso, torturado e assassinado pelas forças repressoras da ditadura civil-militar que dominou o Brasil entre os anos de 1964 e 1985. Depois de realizar duas exposições sobre a existência de Rubens Paiva, Não Tem Epitáfio, Pois És Bandeira e Rubens Paiva, Desaparecido Desde 1971, agora Sacchette inicia a terceira exposição intitulada Engenheiro Rubens Paiva, Presente! Em ambiente virtual.

“Fiz uma trajetória iconográfica documental da vida de Rubens tanto no plano pessoal e familiar, quanto no profissional como engenheiro e no político, sobre o Rubens engajado nas lutas de seu tempo, desde os anos de 1950 quando ele participou da campanha do petróleo, até seu desaparecimento e a busca pela verdade. É preciso decifrar o que aconteceu com ele a partir da prisão, em janeiro de 1971.

Ele não era um guerrilheiro, não tinha nenhuma ligação orgânica com qualquer organização de luta armada nem de combate à ditadura pelas vias pacíficas… Ele era um progressista, um ex-deputado cassado que desapareceu. Ele foi preso e assassinado barbaramente. É importante falar sobre isto porque ele é mais uma vítima símbolo da violência da ditadura. É uma história trágica que precisa ser contada, assim como outras centenas. A do Rubens toma uma grande dimensão porque ele era um home público.

A gente tem de olhar para o passado com a perspectiva do presente e do futuro. Aquela violência que atingia os militantes políticos, hoje atinge os pobres e excluídos. Temos que fazer uma grande reflexão para que essa violência não perpetue. Esse é o sentido de resgatarmos esse passado para que esse crime não aconteça mais nas delegacias, atingindo os pobres, os negros, os pardos, os excluídos, todos vítimas dessa PM que mata”, observou Vladimir Sacchette.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: