EXPOSIÇÃO MÚLTIPLO LEMINSKI

expo_leminski_1Depois de iniciara em Natal e passar por cinco cidades a Exposição Múltiplo Leminski começa a ser exibida na Caixa Cultural de São Paulo indo até o dia 3de maio. O acervo catalogado durante anos de pesquisa revela a existência-criadora múltipla do artista que se expressou através da poesia, música, romance, ensaio, tradução e, esportivamente, judô. Daí que são mais de mil objetos expressando sua vivência-inquieta.

Durante a visita à exposição o público vai entrar em relação com objetos familiares de Leminski como sua máquina de escrever, parte de sua biblioteca, livros traduzidos e escritos por ele, cadernos, recortes de jornais, guardanapos, histórias em quadrinhos e, entre outros, manuscritos originais. De acordo como sua filha Aurea Leminski, em cada exposição novos objetos são introduzidos.

“Quando vamos expor garimpamos o acervo dele, buscamos coisas que possam acrescentar, para a exposição estar sempre viva. Em cada uma das montagens, fazemos uma interação da obra dele com a cidade. Em Salvador, o enfoque maior foi na música. Em São Paulo, é a poesia concreta”, disse Aurea.

expo_leminski_3Leminski foi amigo dos poetas Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari de quem absorveu o estilo concretista. Foi também amigo dos compositores Itamar Assumpção e José Miguel Wisnik com os quais compôs algumas obras musicais.

Em seu movimento múltiplo, Leminski também concebeu a estética infantil de onde saíram os livros Guerra Dentro da Gente e Lua Cinema. Ele também poetizou letras que foram musicadas por Guilherme Arantes e transformadas no disco Pirlimpimpim.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: