FESTIVAL PAULO JOSÉ: MEIO SÉCULO DE CINEMA

781fcf7c-fcdc-4add-b6d1-aac7b5b84dc3Policarpo Quaresma, O padre e a Moça, Macunaíma, Quincas Berro d’Água, Benjamim, O palhaço, Todas as Mulheres do Mundo são alguns dos filmes protagonizados pelo ator que em 1955 iniciou sua carreira no teatro e dez anos após no cinema: Paulo José.

É o que vai vivenciar o público que comparecer até o dia 21 de março, nos Cinema I e II da Caixa Cultural do Rio de Janeiro no Festival Paulo José: Meio Século de Cinema. São 21 filmes, embora o consagrado ator tenha hoje mais de 30 filmes em sua frutífera carreira. São 16 longas-metragens e 6 curtas-metragens que mostram as fases do gaúcho que desfruta a arte no auge de seus 77 anos.

paulo_jose_0Paulo José começou no cinema sendo dirigido pelo talentoso cinegrafista Joaquim Pedro de Andrade, no filme O Padre e a Moça, baseado no poema homônimo de Carlos Drummond Andrade. A abertura do festival ocorreu com o documentário do diretor Joel Pizzini, Um Autorretrato Brasileiro.

O público terá o prazer de assistir duas obras que foram restauradas no formato 35 mm e que foram grandes sucessos da filmografia brasileira. Filmes que elevaram o prestígio do cinema brasileiro além fronteira. Muitos deles tiveram grande aceitação e respeito no espaço cinematográfico estrangeiro. Os filmes restaurados são os clássicos: Macunaíma, de Joaquim Pedro, premiadíssimo, com participação do imbatível Grande Otelo; e Todas as Mulheres do Mundo, de Domingos de Oliveira, com a rebelde-loura Leila Diniz, companheira de Rui Guerra e mãe de Janaina.

O festival também exibira o documentário dirigido pelo engajadíssimo cinegrafista, teatrólogo e dramaturgo, Jorge Furtado, Ilha das Flores, cujo tema é desigualdade social produzida pela economia. O documentário é narrado por Paulo José.

No dia 21 o padre vai saber quem é a moça a Macunaíma vai cair da rede fumando cachimbo. O festival vai pegar fogo com as participações de Luiz Carlos Maciel, Domingos de Oliveira e Joel Pizzini debatendo sobre teatro, cinema e televisão.

Quer saber dos preços dos ingressos? Simples! 4 paus e 2 paus! 

Vamos nessa, moçada! É cinema puro, não é a TV Globo!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: