Exposição ‘Menina dos Óleos’ denuncia a condição feminina no mundo

Em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes, mostra reúne 23 obras da artista plástica Macarena Acharán. Mulheres de todas as etnias são representadas na obra da chilena.

Violência e agressões contra as mulheres são os temas da exposição Menina dos Óleos, da artista plástica chilena Macarena Acharán, em cartaz até 12 de abril no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro. Como bem indica o nome da mostra, são 23 telas pintadas à óleo, que retratam a figura humana, quase sempre a representação do corpo feminino.9e6ac736-095e-465e-846b-cd4c31693ca3

Trata-se de uma espécie de “grito artístico” contra a violência sofrida pelas mulheres no mundo todo. Há figuras amordaçadas, de olhares tristes, cujos vultos deixam antever o sofrimento a que são expostas. Mesmo com forte impacto, as obras não deixam de lado a delicadeza. Ao contrário, em suas pinceladas, Acharán consegue um equilíbrio entre a dor e a beleza. Segundo o curador de Menina dos Óleos, o poeta ítalo-brasileiro Carlos Dimuro, estão representadas “mulheres de todas as etnias, credos e estéticas, além dos mistérios que caracterizam o universo feminino”.

Na apresentação da mostra, o curador afirma que as telas de Macarena transcendem o figurativo. “O universo feminino, com seus mitos e mistérios, dádivas e dores, é sem dúvida a menina dos olhos e dos óleos da pintora chilena Macarena Acharán. Suas telas retomam uma questão levantada por Freud no século passado: ‘O que querem realmente as mulheres?’ A artista, em sua busca por uma representação visceral da identidade feminina, acrescenta ao questionamento freudiano outra intrigante pergunta: ‘O que podem e o que não podem as mulheres?” A resposta se apresenta nos corpos que ora transpiram delicadezas, ora apontam denúncias subcutâneas, que transcendem o figurativo. Este período fértil de Macarena faz misturar cores, crises e desejos que instigam a íris do espectador”.

Acharán tem trabalhos expostos em museus de vários países, entre eles o Museu de Solidariedade Internacional em Helsinque, na Finlândia. Menina dos Óleos é sua quarta exposição no Brasil.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: