“RETRATOS DE IDENTIFICAÇÃO”, DOCUMENTÁRIO DE ANITA LEANDRO

2a2709f9-6276-4c17-a7ba-0f82810710c4Os indigentes afetivos e cognitivos, os sujeitos-sujeitados que não analisaram suas biografias domésticas e muito menos analisaram a história do Brasil, fantasiam protestos contra o governo federal. Como Freud afirmou sobre o conceito de ilusão: um desejo sem objeto real. É assim que esses tipos replicam seus sons saídos de um terminal fantasmagórico.

O documentário, Retratos de Identificação, de Anita Leandro, que levou quatro anos pesquisando acervos com fotos de presos e presas políticas durante a ditadura civil-militar, é uma obra que deveria ser assistida pelos ensandecidos que alucinam sua  volta (nada volta, o tempo é um devir, ou, para quem não sabe o que é devir, uma evanescência, o efêmero, o que acontece uma única vez como singularidade. Ditadura não tem singularidade). Mas, esse tipo não pode assistir o documentário. Não têm corpos afetivos e cognitivos, capazes de serem atingidos pelos fatos, imagens e ética.

O longa-metragem que tem 71 apresenta as histórias de quatro personagens que foram presos e torturados pelos agentes da ditadura. Hoje, somente dois estão vivos. As fotos, realizadas pelos órgãos de repressão, tinham como objetivo controlar os prisioneiros. O documentário apresenta provas irrefutáveis das ações dos poderes da repressão contra os presos.

Ao assistirem o documentário, Antonio Roberto Espinoza, comandante da VAR-Palmares, e Reinaldo Guarany, da Ação Libertadora Nacional (ALN), que foram cruelmente torturados, viram pela primeira vez suas fotos. As torturas, a vida no exílio e o suicídio da combatente Dora, foram são os fatos que mais os tocam.

Há quem acredite que os ensandecidos acreditam que esses fatos ocorreram?

Vejam e ouçam o trailer.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: