JUDAS PRODUZ FESTA DAS CRIANÇAS NO KINEMASÓFICO

???????????????????????????????O Kinemazófico é um dos vetores devirianos da Associação Filosofia Itinerante (AFIN) que se engaja em produzir novas formas de ver, ler e sentir outras imagens além das imagens estereotipadas impostas pela aparente realidade figurada pelo sistema capitalista através de uma de suas garras de consumo: filmes comerciais.

O Kinemazófico há sete anos realiza exibições cinematográficas para crianças no Bairro Novo Aleixo, um dos territórios mais abandonados pelas ‘ortoridades’ que se mantiveram e se mantém violentando a população de Manaus. Não são apenas sessões de cinema que ocorrem nos domingos pelo começo da noite. Ocorrem também cursos de cinemas, além dos debates promovidos pelas crianças sobre os temas que elas assistiram.

DSC00863 DSC00859 DSC00826 DSC00823 DSC00825 DSC00826 DSC00827 DSC00828 DSC00829 DSC00839São crianças com idades que vão dos quatro anos até os 14 – já foi discutido com elas o terror proporcionado por alguns parlamentares-sádicos e infanticidas sobre a redução da maioridade penal – e que se esmeram em entender, além de suas existências, as existências de seus familiares e suas comunidades.

Pois bem, ontem, domingo, dia 5, foi produzida a Festa do Judas com as Crianças. Uma criativa alegria que foi além da alegria compensatória. A falsa alegria psicológica do tipo, “ganhei um presente, estou alegre”. Elas compuseram alegria com o Judas criado pelo educador, ator e bonequeiro Alci Madureira. Elas receberam presentes que Judas lhes ofereceu em seu testamento. Exemplo de presente.

– Para minha amiga Emanuelle (Ela tem cinco anos)

Que gosta de boneca

Deixo-lhe de presente

A minha amiga Sapeca.

DSC00846 DSC00859 DSC00861 Além do testamento de Judas elas também entrevistaram e tiraram foto com o grande companheiro de Cristo.

Uma inovação deste ano é que as crianças não estraçalharam o Judas, como ocorria nos anos passados. Como o Judas é um boneco do tipo marionete, foi feito um acordo que ele deveria continuar vivo até os próximos anos.

DSC00891 DSC00893 DSC00895 DSC00906 DSC00908 DSC00900 DSC00902E, como deve sempre ocorrer, não faltou o mata-broca porque nenhuma criança é de ferro. Principalmente as crianças não burguesas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: