MOLEQUE GONZAGUINHA – 70 ANOS

gonzaguinha“Começaria tudo outra vez se possível fosse, meu amor. A chama no meu peito ainda queima saiba, nada foi…”. Pois é, seu Zé. Há um nome no cancioneiro popular do brasileiro que continuamente lembra rebeldia, coragem e ternura. Juiz Gonzaga do Nascimento Junior! Ou, simplesmente, ! Ou, ainda, Moleque Gonzaguinha, como se referia a uma de suas canções inquietantes.

Gonzaguinha é um artista-compositor-cantor que não se furtou, apesar de todas as ameaças, perseguições e censuras, em viver seu tempo tenebroso e levar seus enunciados poéticos-realistas ao público para concretas reflexões sobre o Brasil obscurecido pelas forças malignas da ditadura. Para tornar real sua arte, não precisou se divorciar da ternura e da alegria de viver. Daí que suas canções tocam outras formas de sensibilidades que escapam da força obstruente dos sentidos e cognição.

Gonzaguinha, sempre tratou o tema da falta de liberdade no Brasil da ditadura de 1964 e 1985, sem jamais ser um artista lamentoso e entediante. Todas suas canções transpiram alegria de viver. Sem falar das canções em que movimento o amor e o respeito pela mulher. Mas uma parcela da inútil e indigente “crítica” musical do sul maravilha o tomava como um artista que só cantava a dor e a revolta. Tinha que ser assim para essa “crítica”. Ela só se envolvia com o rei da depressão, Roberto Carlos. Além de quê, essa “crítica”, em plena a ditadura, iria mostrar um Gonzaguinha real? Lógico que não. Ela jamais iria conclamar, “memória de um tempo em que lutar por seu direito é um defeito que mata. São tantas lutas inglórias…”

Pois então, moçada, hoje, dia 21(lembra daquele cara apelidado de Tiradentes? Pois é, seu Zé!), no Vale do Anhangabaú, a partir das 15 horas, será realizado o show livre Moleque Gonzaguinha – 70 anos. A parada vai ser a seguinte, moçada, vários artistas como Ivan Lins, Elza Soares, Elba Ramalho vão cantar obras do rebelde artista com novos arranjos e versões. Já imaginou, moçada, ouvir Começaria tudo Outra Vez, Eu Apenas Queria Que Você Soubesse, O Que É, O que é?, Comportamento Geral, Palavras, Com as Pernas no Mundo, Grito de Alerta, Sangrando, entre outras implicantes, implicadoras obras?

E mais, moçada, os cantores e cantoras vão ser acompanhadas pela banda as Chicas que é formada pelas talentosas e engajadas musicistas Amora Pêra, filha de Gonzaguinha com Sandra Pêra, Paula Leal e Isadora Medalla. O músico francês Nicolas Krassik fará improvisações de algumas musicas do Moleque Gonzaguinha. E o DJ, Formiga, antes do show vai comandar as picapes. Os filhos do artista Daniel Gonzaga, diretor do show, e Fernanda Gonzaga também se apresentam na festa.

“A ideia é ‘narrar’ a vida de Gonzaguinha com um olhar íntimo e familiar. O alcance de sua poesia e a dureza de seus versos sublinham a regularidade seu trabalho. Refletem, acima de tudo, um momento vivido pelo Brasil, politica e musicalmente. Através de suas canções passadas, podemos, claramente, identificar o que o Gonzaguinha de 70 anos estaria produzindo: música de qualidade destinada a tocar e modificar a vida da gente” afirmou Daniel Gonzaga.

No dia 22 de setembro, Gonzaguinha fará 70 anos. Serão 70 anos que enunciarão uma existência ontologicamente comprometida. Subiu literalmente no palanque da vida brasileira. Colocou sua existência envolvida pela redemocratização do país. A democracia que hoje o Brasil vive, tem sua intransigente participação. Essa mesma democracia que as direitas nazifascistas aliadas a partidos reacionários como PSDB, PPS, DEM, SOLIDARIEDADE, PSB, etc, querem destruir para beneficiar o capital estrangeiro que conspirou contra o povo brasileiro para que fosse implantada a ditadura civil-militar que tomou conta do país.

Pois é, seu Zé! Hoje é dia de Gonzaguinha! Quer dizer: para quem pode ir! Se você um dos pode e gosta, vá!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: