VIVA O VINIL COMPACTO! CARLINHOS BARROSO

P1010128Estamos em maio de 1984 no Estúdio Transamérica. Carlinhos Barroso vai gravar sua primeira bolacha-crioula. Na verdade uma bolachinha-crioula. Poucas pessoas sabem, envolvidas com a realidade da gravação do Vinil independente, ou melhor, o famoso LP, que alguns músicos também gravaram de forma independente, compactos. Visto não terem grana suficiente para bancar a bolacha-crioula. É o caso do Carlinhos Barroso. 

P1010129Carlinhos Barroso é amazonense, mas no princípio da adolescência, por razões politicas envolvendo seu pai, advogado, que participava em Manaus do governo do PTB, com o golpe ele teve que se deslocar para o Rio de Janeiro com a família. No Rio Carlinhos Barroso passou a estudar engenharia ao mesmo tempo em que se dedicava a música.

P1010131Exatamente 20 anos após o golpe, ele voltou a Manaus para lançar sua bolachinha-crioula e realizar várias apresentações. Mas foi uma apresentação especial que lhe deu um grande toque político. O grupo de políticos envolvidos com as Diretas Já, encontrava-se em Manaus para um comício. E foi nesse comício, que ocorreu na Praça do Congresso, no centro de Manaus, que Carlinhos Barroso cantou para os manifestantes. E com o direito de entregar ao Tancredo Neves um bilhete em que pedia que ele colocasse em pauta uma política para as artes no Brasil. O que na verdade só veio ocorrer nos governos populares de Lula.

P1010133 P1010134Com essa bolachinha-crioula vinilesquizofílicos ficam apresentados dois momentos no contexto da produção musical. Um, a obra musical em si. Dois, a demonstração de que a gravação independente não se resumiu só a nossa querida, maravilhosa, encantadora, alegre e festeira bolacha-crioula. Mas, que ela também teve uma filhinha: a bolachinha crioula.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: