FRANÇA FICA COM PALMA DE OURO NO FESTIVAL DE CANNES

17417778O Festival de Cinema em Cannes, deste ano, mostrou maturidade como nos velhos e bons tempos do festival quando a Palma de Ouro, prêmio mais importante do festival, era indicada para o cinema e não para simplesmente filmes, como vinha ocorrendo nos últimos anos, onde até filmes, notadamente, hollywoodianos forma premiado.

O que historicamente caracterizou o festival de Cannes e o tonou um dos mais importantes do mundo cinematográfico, que experimentava novas formas do olhar, foram suas indicações baseadas no novo, no sensível e no inteligente. Goddard, Antonioni, entre outros cineastas revolucionários dos sentidos e da cognição são apenas alguns dos que mostraram sua estética-cinema engajada politicamente.

Este ano a Palma de Ouro foi para um cinema cujo conteúdo e forma mostra o corpo político. Trata-se de Dheepan, do cinegrafista Jacques Audiard. A história é simples, mas é cinema. Conta os percursos tortuosos que um ex-guerrilheiro do Sri Lanka se envolve, como imigrante, ao tentar entrar na França.

O Dheenp também ganhou os prêmios de melhor atriz com a francesa Emmanuelle Bercot e o ator, também francês, Vincent Lindon. O prêmio do Júri ficou com The Lobster. Entretanto, o prêmio de melhor diretor ficou com o taiwanês Hou Hsiao Hsien pelo filme A Assassina. Já o diretor húngaro László Nemes ficou com o Grande Prêmio do Júri, pelo cinema O Filho de Saul.O prêmio de melhor diretor estreante ficou com La Tierra y La Sombra, produção colombiana que contou com parceria brasileira.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: