TODO SER HUMANO É POLÍTICO, ESTÉTICO E ÉTICO DAÍ O COMPROMISSO CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL APRESENTADA PELOS ARTISTAS

6cace257-bc84-438d-ac62-c1931b5e399cMuito antes da sociedade se organizar (?) com leis e regras estabelecedoras de formas de relações entre os homens socializados, o ser humano já era político, estético e ético. Ela já produzia sua forma de se manter vivo se alimentando e se protegendo contra as adversidades de seu meio. Era seu ato político. Em hordas ou bando ele mantinha relações que lhes eram necessárias a sua sobrevivência. Seu corpo, seus sentido e inteligência, lhes propiciaram percepções da natureza e transformações dessas percepções em objetos materializados por suas habilidades. Era seu ato estético que partia de sua constituição estética corporal. Produzia afetos para se tornar mais seguro e satisfeito. Existir produtiva, bela e socialmente como todos. Era seu modus de ser ético.

Todavia, embora todo o ser humano seja político, estético e ético, alguns não mantem essas constituições ontológicas, visto que seus percursos existenciais compuseram com afetos tristes que obliteraram, sedimentaram, embruteceram essas constituições ontológicas. Daí terem se tornados homens molares, endurecidos, capturados pelos pontos imóveis que compõem com a estupidez, a tristeza e a dor. Eles incapazes de um ato que vá além de suas constituições molares.

Esses homens embrutecidos são inimigos, como não poderia ser o contrário, da democracia constitutiva. Porém, a democracia representativa concede posições de respeitabilidade a esses inimigos, que não do reflexo do sistema capitalista. Essa a razão da maioria dos profissionais da política se posicionarem sempre em defesa de uma realidade econômica do capital e da moral que daí sai como forma de autoproteção.

Os deputados que votaram pela redução da maioridade penal, são esses inimigos-embrutecidos que não podem analisar o ser político, estético e ético do homem. Em função dessa cruel realidade antidemocrática, é necessário que aqueles que são constituídos dessas dimensões ontológicas se comprometam em defesa da inteligência e espiritualidade da elevação social do homem ameaçada pela estupidez. No Brasil, atualmente, várias entidades, entre elas a Associação Filosofia Itinerante (Afin), já se posicionaram contra a predominância da indigência política que domina o Congresso Nacional. E como não poderia ser diferente, alguns artistas também se movimentam contra esse atentado à condição humana.

O engajado Chico Buarque, veio a público mostrar sua posição contra a estupidez da redução da maioridade penal, o sadismo infanticida desses parlamentares. “Chico Buarque chegou junto contra a redução! Porque amanhã há de ser outro dia”. “#ReduçãoNãoÉSolução”. “#MaisCulturaMenosCadeia”. Milhares curtiram sua postagem.

O músico Siba também se posicionou contra afirmando que quem vai ser mais vitimado é o morador das periferias.

“Sou absolutamente contra redução da maioridade penal. Acho que deveríamos estar discutindo maneiras de construir um país menos excludente ao invés de arremessar milhares de jovens sem oportunidades em presídios que, já sabemos, não resolvem o problema da violência. A mudança vai atingir principalmente a juventude sem oportunidades das periferias e perpetuar um ciclo vicioso do qual nunca conseguiremos sair”, observou Siba.

Dia 27, quarta-feira, vai ocorrer vários atos de manifestação contra a irracionalidade da redução da maioridade penal.

Se você é um ser humano constituído ontologicamente pelos fundamentos político, estético e ético, os atos manifestantes contam sua participação.

Vamos nessa, que a hora é essa!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: