O HIPÓCRITA CONCEITO DE MERITOCRACIA DA BURGUESIA EM QUADRINHOS DE TOBY MORRIS

Em uma sociedade capitalista onde as formas de comportamentos são segmentadas pela consciência burguesa tudo que reluz não é ouro. Embora a burguesia assim pretenda em sua oralidade de lucro. Os valores da classe burguesa são apresentados como luzes que servem para dignificar a alma humana. Mas na verdade esses valores não passam de vícios por ela propagados e defendidos. Por exemplo, são virtudes para ela, a ambição, a trapaça, a inveja, o ódio, a cobiça, a hipocrisia, a traição, a covardia, a prepotência, a arrogância, falsidade, etc.

Nos últimos anos ela inventou e passou a usar mais uma de suas virtudes: a meritocracia. O patrão, o pai, o pastor, todas as principais expressões da sociedade burguesa passaram a fazer uso do termo meritocracia. Fazer uso, mas no tagarela, pois como práxis não passa de um engodo para ela continuar mantendo seus privilégios de classe.

O candidato das direitas, Aécio Cunha, representante maior da burguesia, derrotado pelo povo através de Dilma, em sua campanha, usou e abusou do termo meritocracia para mostrar que era um homem justo quanto à escolha de pessoas para ocuparem cargos, principalmente em órgãos público. Quem conhece sua vida pública como governante em sua terra, Minas Gerais, sabe muito bem o que representa a meritocracia.

Diante dessa nova hipocrisia da classe burguesa e a forma acintosa como é expressada por essa classe ‘que deu certo por mérito’, Toby Morris, ilustrador australiano através de duas histórias em quadrinho desmonta toda essa falsidade ideológica que a burguesia propaga com sua meritocracia.

Veja, leia, analise e tome sua posição, mas sem meritocracia. A versão é do Catavento de forma livre. On a Plate, De Bandeja, em tradução para o português.

meritocraciameritocracia21meritocracia3meritocracia4

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: