VIVA O VINIL! BRINCANDO NO ARRAIAL II

P1010204Estamos em maio de 1995 no Stúdio&Digital, em São Luiz do Maranhão para vivenciar a gravação da segunda bolacha-crioula Brincando o Carnaval II resultado do projeto Resgatando Ritmos Maranhenses.

P1010206Conforme ficou combinado – quem combina se compromete, com diz o dito popular, essa semana publicaríamos a continuação do projeto que publicamos na semana passada com o título Brincando no Arraial II.

P1010208 P1010209Como o estado do Maranhão é um território com fluxos constantes de criações artísticas coletivas, um folclore exuberante, nessa quadra junina seria um absurdo erro não apresentar nenhum vinil referente a esse povo rico da terra de Gonçalves. Um povo com uma terra com tantas palmeiras que os sabiás são convidados a cantar e estimular a criação telúrica.

P1010210 P1010211É isso aí, vinilesquizofílicos, a bolacha-crioula maranhense trás verdadeiras joias raríssimas, verdadeiras relíquias do cancioneiro junino. Principalmente, da grande festa dançante que são as quadrilhas e o bumba-meu-boi. Sente a potência popular desse trecho da música Festa Junina no Maranhão.

“A festa é do povão

Na capital e no sertão

Tem muita animação

Viva São Pedro! Viva São João! (…)

É festa junina do Maranhão

É alegria do povão

Misturam raças desta nação”.

P1010213 P1010212Saca só o que rola nessa bolacha-crioula. Quadrilha Democracia Sertaneja, Boi da Fé em Deus, Quadrilha Rancho Alegre, Bumba-Meu-Boi Brilho da Sociedade, Tambor de Crioula Mocidade independente e por aí vai o arrasta pé no ‘arraiá’ II.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: