A REALIZAÇÃO DA FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY FEZ CRESCER OS NÚMEROS DE BIBLIOTECAS E LIVROS NA CIDADE

966538-_abr9481Não era para ser diferente já que se trata de um evento que está relacionado diretamente com a literatura e, consequentemente, com livros. De sua primeira edição, em 2003, até hoje, o evento contribuiu para o aumento das bibliotecas e livros. São 44 quatro bibliotecas na cidade e 40 mil livros que foram doados para a cidade. Antes a cidade tinha apenas uma biblioteca municipal e duas bibliotecas escolares.

“Estamos chegando a 40 mil livros doados para Paraty, que entraram na cidade com o Flip. O número de bibliotecas subiu para 44. Estamos fortalecendo a rede de bibliotecas comunitárias e a Secretaria de Cultura está dando força para uma rede municipal de bibliotecas”, disse Izabel Costa Carmelli, curadora do evento.

Para Mauro Munhoz, este ano, a escolha do nome de Mário de Andrade, para ser homenageado, contribuiu para maior aproximação dos moradores da cidade com a Flip.

“Na década de 1960, Paraty teve a experiência de receber intelectuais,o que deu essa identidade à cidade, que está muito relacionada com a Flip, como território que acolhe o evento. A escolha de Mário de Andrade teve essa reverberação interessante, integrando as ações,, como trabalho de memória oral”, observou Munhoz.

Embora seja um evento eminentemente literário, há espaço para discussões sobre temas científicos, que segundo o curador Paulo Werneck tem tido boa repercussão.

“Sempre teve mesas de ciência, não foi ideia minha. Não sei bem porque, mas ciência tem o envolvimento do público, no ano passado foi astronomia. Este ano tivemos o livro Amor e Matemática como o quarto livro mais vendido”, disse Werneck.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: