TRAGO COMIGO, DE TATA AMARAL, FILME DO FLUIR CONSTITUTIVO DA MEMÓRIA, ESTREIA DIA 31

tataamaralCom produção da Tangerina Entretenimento e parceria com a Primo Filme em quatro episódios, Trago Comigo, longa-metragem da premiada cinegrafista Tata Amaral, estreia no Memorial da América, no 10° Festival de Cinema Latino-Americano, em São Paulo. Trago Comigo foi premiado no começo do ano na edição do Gaudalajara Constrói.

O filme narra o sintoma psicológico que passa o diretor de teatro, Telmo, que esqueceu todas as atrocidades que sofreu durante a ditadura quando fora preso. Para tentar os corpos encadeados de sua memória, ele começar a encenar uma peça com as imagens-lembranças que se mostram aos poucos. Na verdade, diria o filósofo que mais trabalhou e pesquisou com os temas da produção da memória, Bergson, trata-se da contração do presente frente à distensão do passado como ele ilustra em seu cone onde a parte superior é tida como presente e os outros graus inferiores como passados. A memória não é só uma questão de hipocampo psicológico.

Salvo alterações fisiológicas, a memória é sempre um presente-passado que virtualmente é atualizada como um agido-lembrança fora do que age-presente. Aí a possibilidade das imagens-lembranças se organizarem no atual. Aí a razão da construção da memória de Telmo, como encadeamentos cênicos. E não esquecer que uma peça de teatro tem vários presentes, passados e futuros encadeados tanto no virtual, atual e real.

A encenação teatral confirma Kundera: “A luta do homem contra o poder é a luta da memória contra o esquecimento”.

O elenco é composto pelos artistas Carlos Alberto Riccelli, Emilio di Biasi, Georgina Castro, Selma Egrei, Pedro Lemos, Paula Pretta, Maria Helena Chira, Felipe Rocha e Júlio Machado.

Como se trata de Tata Amaral não há o que comentar, mas sim apreciar!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: