“O BRASIL MUDOU MUITO MAIS QUE A TELEVISÃO BRASILEIRA. A TELEVISÃO AINDA É DA ÉPOCA DE FERNANDO HENRIQUE”, DISSE O ATOR PEDRO CARDOSO

pedro-cardoso-criticou-a-rege-globoA afirmação do ator ex-global Pedro Cardoso é verdadeira quanto a televisão brasileira. Mas é preciso umas operações matemáticas para fortalecer a veracidade de sua afirmação. O ator passou 30 anos na TV Globo. O Fernando Henrique deixou o poder, depois de destruir o Brasil, há mais de 12 anos. O que significa, em simplório raciocínio, que há exatamente 12 anos o Brasil mudou profundamente não só no sentido político, econômico, social, científico e tecnológico. Ou seja, a população passou a ter novas formas ver, sentir e pensar.

Com suas transformações, a população brasileira ficou mais integrada à semiótica internacional, mesmo sendo uma semiótica dominante orientada pelo capitalismo. As novas formas de comunicação impulsionam novas tendências de existir e que muitas vezes, ainda bem, proporcionam outras ultrapassagens necessárias às vivências coletivas. O que corresponde à nova subjetividade que produz novos interesses na sociedade e outras formas de comportamentos.

Existindo nesse quadro sensorial, cognitivo, ético e estético a sociedade tende a ser mais exigente não mais se coadunando com modelos prescritos anteriormente e renegando, já que o homem é sua eterna ultrapassagem como dizem as filosofias da liberdade. Bem, foi nesse processual que o ator Pedro Cardoso teceu sua mudança que o levou a sair da TV Globo, embora 12 anos depois do Brasil mudar. Como diz o dito popular: “antes tarde do que nunca”, embora outros permaneçam no nunca. Para não ser lá tanto cruel com o ator, é preciso raciocinar na lógica de que ele já havia se transformado, mas as condições de saída ainda não estavam dadas, como diz Marx.

Mas Pedro Cardoso foi claramente didático ao comparar a programação da TV Globo e sua atuação em relação aos seus funcionários com a era Fernando Henrique, visto que ela representou o grande atraso da história do Brasil. Mas não só isso. É era do conservadorismo na sua forma mais rudimentar: conservar, conservar o que se tornou rígido e defender contra qualquer ameaça de mudança. O conservadorismo é o modelo que a classe burguesa busca e quando alcança não quer qualquer mudança. Na verdade, torna-se mofento, mumificado. É por isso que a TV Globo é o palco de Fernando Henrique e tudo que represente esse conservadorismo.

Mas Pedro Cardoso deu um breve vacilo ao resumir a TV Globo a era de Fernando Henrique. Ela mais que essa era. Ela a mesma ante de ser ela. Antes de ser TV Globo criada em 1964. Ela é o ideal conspirador da família Marinho ainda do tempo da Rádio Globo e o jornal o Globo. A TV Globo só apresentou esse ideal em forma audiovisual, mas as práticas são as mesmas. A TV Globo, em si, é sua continuidade-conservadora do tempo da ditadura.

“A televisão no Brasil se dedicou a construir uma espécie de país que não é verdadeiro. O Fantástico trata os assuntos com uma falsa verdade. Até quando diz que uma coisa é verdade, parece entretenimento, uma coisa bobinha, engraçadinha. Eu faço uma coisa engraçada mesmo, não engraçadinha.

A televisão brasileira está com muito medo da internet. E está um pouco acovardada, conservadora. Ela está mudando só na maquiagem.

O Brasil mudou, muito mais que a televisão brasileira. A TV brasileira ainda está igual ao Brasil do Fernando Henrique e nos estamos num Brasil pós-Dilma, embora ela ainda esteja no governo. E a gente tem que retratar esse Brasil que mudou. Se a gente ficar fazendo a televisão que era da época de Fernando Henrique, o público vai fazer outra coisa”, analisou Pedro Cardoso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: