REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL COMO FORMA DE DEFESA ECOLÓGICA É O QUE A BIÓLOGA E ESCRITORA, CRISTINA SANTOS, MOSTRA EM SEU LIVRO PARA CRIANÇA “EU PRODUZO MENOS LIXO”

62b3b061-7f29-41c6-9b93-32ea9a6dabc4Em 40 páginas, as questões básicas da defesa ecológica são mostradas pela bióloga e escritora, Cristina Santo, em seu livro para criança Eu Produzo Menos Lixo, publicado pela Editora Cortez. O livro traz a ilustração realizada pela artista holandesa Freekje Veld.

Cristina Santos, de forma bem didática, mostra o lixo produzido pelo homem em sua história como sendo uma das formas de poluição ambiental que, no caso moderno, mais preocupa a saúde coletiva dos vivem, principalmente, nas urbes. O que mostra que novos hábitos criados pelo homem vêm contribuindo para o esgotamento dos recursos naturais.

Para alcançar seu objetivo ecológico-didático, a pesquisadora apresenta o livro repleto de imagens e exemplos tanto de poluição ambiental, com suas causas, e tanto de atuações práticas que devem ser seguidas pelas crianças na defesa do sistema ecológico. Perguntas referentes ao tema ecologia saltam durante os percursos que o livro realiza em suas páginas. Para onde o lixo é levado? Quais são os riscos que os lixos trazem à pessoas e ao meio ambiente? O que acontece quando o lixo é jogado no chão ou deixado na praia? São algumas questões que as crianças encontram ao contatar com o livro.

“As fraldas de tecidos foram substituídas pelas descartáveis. Durante seu primeiro ano de vida cada bebê usa 1.500 fraldas. Alimentos de todos os tipos são encontrados prontos para serem consumidos em potes de vidro, latas e caixas de plástico ou de papel. O suco, que era feito em casa, agora é comercializado dentro de uma caixa pronto para beber. As bonecas eram confeccionadas de tecido e os carrinhos eram feitos de madeira, mas, com o tempo, o plástico substituiu esses materiais e ainda permitiu uma grande diversificação de brinquedo. Não havia computadores, tablets e celulares, mas hoje eles são comprados aos milhares, diariamente.

Uma boa maneira de mudara a história até agora contada é separar os resíduos sólidos que embalam alimentos, bebidas, produtos de limpeza e higiene para que possam ser reciclados. O processo de reciclagem transforma todos esses materiais para serem reutilizados por todos”, observou a bióloga-escritora Cristina Santos.

O preço? Módico! 34 paus!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: