A POSIÇÃO DOS LIVRES CONTRA A DISCRIMINAÇÃO DOS SINTOMAS DERMATOLÓGICOS ENCONTRA-SE A NA EXPOSIÇÃO “ALÉM DA PELE: A BELEZA DA ALMA E DA FAMÍLIA”

c67788cc-e9a9-47e0-8185-d05c2159683aAté o dia 28, o Memorial da Inclusão em São Paulo estará apresentando a exposição Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família. São fotografias que mostram imagens de crianças que sofrem alguns sintomas dermatológicos.

A promoção da exposição é da Associação Paulista de Medicina (APM) com trabalhos da médica e fotografa Régia Patriota. As fotografias apresentadas na exposição mostram crianças com alguns sintomas dermatológicas sendo acarinhadas por adultos ou outras crianças. São envolvimentos que afastam ou enfraquecem as atitudes discriminatórias que muitas pessoas praticam excluindo essas crianças dos convívios nas ruas, escolas e estabelecimentos públicos. E muitas vezes nas próprias famílias.

As fotografias apresentam os sintomas da psoríase, dermatite atópica, ictiose, entre outras que servem para criar um sentido humano-científico no público de que essas dermatologias não representam perigo às pessoas que se aproximam e relacionam com as crianças.

Régia Patriota fotografa desde o ano de 2011, depois que realizou o Curso de Fotografia na Panamericana Escola de Arte e Design. E foi impulsionada pelos estudos dermatológicos para a fotografia, pois pretendia realizar esse ensaio fotográfico. A exposição conta com o recurso da audiodescrição para os que têm alteração visual.

A médica fotógrafa já expôs na Pinacoteca da APM e no Centro Cultural da Juventude (CCJ) e no Conjunto Nacional, sempre causando no público sentido de alteridade diante das imagens expostas.  

Afinal de contas, como diz o filósofo Deleuze, a filosofia é uma questão dermatológica. É questão de superfície. É signo de pele.  

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: