10ª MOSTRA MUNDO ÁRABE DE CINEMA

image_largeAté o mês de setembro o público cinéfilo poderá experimentar a estética cinematográfica árabe. Trata-se da Mostra Mundo Árabe de Cinema. Serão projetados 30 filmes e mais outras expressões artísticas realizadas pelo Instituto de Cultura Árabe ICArabe), Cine-Cesc, Cesc-ES Centro Cultural Banco do Brasil (SP e BH) e prefeitura de São Paulo. A mostra também terá debates com Alaa Karkouti e Maher Diab.

“É importante disseminar a cultura e o talento árabe, aproximando as diferentes interpretações do mundo.

Existe tanta especulação sobre o mundo árabe, mas como é a produção lá? Um instituto que pretende proporcionar a reflexão do mundo árabe ficaria artificial se não houvesse a participação da rica produção palestina.

Jovens diretores de todo mundo, percorrem os países árabes buscando entender os acontecidos. Nesta edição, por exemplo, tem um filme produzido por jovens brasileiros e outro por portugueses com a temática da primavera árabe.

As chamadas primaveras árabes impactaram em duas dimensões. A primeira é a estética, expressa nos filmes, grafites, músicas e poesias. A segunda, a questão do sujeito com a câmara na mão como sua única defesa.

Por fim, chamo a atenção do indivíduo empoderado de uma geração que se viu pela primeira vez envolvido em uma disputa política”, comentou Geraldo Adriano Campos, professor e curador da mostra.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: