VIVA O VINIL – LOURENÇO BAÊTA

P1010271“Ao teu canto cigarra

A ele se agarra

Meu coração desesperado

Às cinco da manhã

Meu coração não tá aguentando a barra

E ao teu canto se amarra

Pra se perder nesse vazio

Às cinco da Manhã

E também canto cigarra”.

Sacou, esquizovinilfílico? Pois é! Cantos, composição de Lourenço Baêta e o revolucionário do cancioneiro brasileiro, Aldir Blanc.

P1010273Estamos em 1979. A ditadura civil-militar ainda come no centro! No entretanto, vamos entrando no Estúdio Transamérica, com produção Discos Continental para observar a gravação da bolacha-crioula do talentosíssimo músico e cantor Lourenço Baêta que conta com a direção artística de Cesare Benvenuti, direção musical de Dori Caymmi, arranjos e regências de Dori Caymmi, Gilson Peranzzetta e o próprio Lourenço Baêta, fotos de Lizzie Bravo, fotos e layout da capa Januário Garcia e direção de arte de Oscar Paolillo.

Não conceder nossa opinião sobre esse maravilhoso e inédito trabalho-musical de Lourenço Baêta. Vamos deixar vocês com seu insigne amigo, o poeta e músico Cacaso, que faz a apresentação da bolacha-crioula.

P1010275 P1010277 P1010274BATEU VALEU

“Para mim não é fácil falar objetivamente do trabalho de Lourenço, pelo fato de compormos juntos e eu ter cumplicidade na tramoia. De modo que meu palpite é de parceiro e não de observador. Acho que em matéria de música letra pronta a boa parceria não é aquela que se limita a repetir e recitar melodicamente os versos, mas aquela em que o resultado final exprima tonalidades, sentimentos, perspectivas que existiam virtualmente no poema, mas não estavam na cara.

A música do Lourenço costuma revelar coisas sobre minhas próprias letras que até então eram inteiramente desconhecidas por mim, e presumo que afim ocorra com os seus outros letristas, o Serginho e o Aldir.

É uma leitura que acrescenta, que intensifica, que amplia. É um abismo de vertigem, um estranhamento, olho por dentro de mim e não consigo ver o fundo do poço. Neste sentido nossa parceria tem sido uma fonte permanente de aprendizado além de ser uma aventura livre, arriscada, íntegra.

Acho mesmo que integridade é a palavra justa para definir a atitude artística do Lourenço, onde a emoção do canto é ao mesmo tempo prioritária e inseparável de sua formação de músico, seu desempenho de instrumentistas, sua imaginação de compositor.

Neste disco de agora, onde faz sua estreia para um público mais amplo, ocorre uma fato positivo e mais raro do que se pensa. Existem compositores e interpretes que são veteranos porque já gravaram quatro, cinco discos, e no entanto permanecem artisticamente imaturos, verdes. Outros, quando chegam a gravar, já estão um pouco passados. São frutos colhidos antes ou depois do tempo. Lourenço coincide de ser lançado profissionalmente em disco no momento certo de seu amadurecimento artístico. Ou seja: é um ponto de partida, mas que já resume um processo anterior bem assimilado; por outro lado é apenas um ponto de partida, o que significa o muito que ainda tem pela frente que desenvolver e aprender. É isso que sinto, é isso que penso”.

Cacaso

P.S. Um beijo na Márcia

P1010278 P1010279 P1010282Essa bolacha-crioula conseguiu agregar o que há de mais expressivo da música brasileira. Saca, só! Danilo Caymmi, Sérgio Natureza, Davis Tygel, Mazinho, Cláudio Nucci, Zé Renato – lembra do Boca Livre? Pois é… -, Cesare, Vitor Farias, Chacal, Henrique Drach, Bebeto, Márcio Montarroyos, Antônio Adolfo, Márcio Molard, Fernando Leporace, Arlindo Penteado, Ibere Grosso, Edson Maciel, João Maciel, Rubinho, Frederick Stephany, Pareschi, João Daltro, Alfredo Vidal, Walter Hack, Eduarado Hack, Jean Arnaud, Alceu, José Botelho, Chiquinho, Joãozinho, Raquel, Lizzie Bravo, Ariovaldo, Antônio Sant’Anna, Waldemar Falcão e o engajado Aldir Blnc.

P1010280 P1010281VIVA O VINIL!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: