PROJETO LATA 65 MOSTRA QUE O GRAFITE É EXPRESSÃO DE TODAS AS IDADES

c5ba1503-6177-4d2d-bf30-bb2471dabfadO grafite tem dois corpos que constituem sua existência como expressão estética. A escrita e o espaço-construído. A escrita se desloca além das letras ao desenho. Como diz a psicanalise, principalmente a lacaniana, a escrita nasce como zona erótica-corporal: letra. Local onde a libido-narcísica se espacializa na relação com o outro. Que pode se manifestar como fala neurótica ou não. O desenho é escrita/artística figurada. Escrita que toma forma moldada expressivamente como coisa. Objeto ou animais como coisas. Uma forma-objeto-coisa como imagem tridimensional.

O grafite como espaço é a fala que foi impossibilitada de se mostrar. O espaço público é o espaço construído pelo grafite como produto da denegação da escrita. Por isso, grafitar é criar espaço por não se ter tido espaço para falar. Grafitar é falar a voz de si mesmo no campo social das falas transmutadas em língua. Muitas vezes além de sua estrutura de instituição social. Grafitar é fazer emergir a letra construindo a escrita e o espaço. Daí que a escrita do grafite não é a mesma da convenção, assim como o espaço do grafite não é a exterioridade dimensional onde surgem as imagens.

Por esse entendimento pode-se dizer que todos os que se querem expressivos inauditos são grafiteiros. Um bebe é um grafiteiro, uma criança é uma grafiteira, um adolescente é um grafiteiro, um idoso é um grafiteiro. Assim, em sua essencialidade, o grafite é a expressa de todas as idades.

É o que pode ser lido no Projeto 65 criado em Portugal na cidade de Covilhã, que ensina pessoas com mais de 60 anos a praticar arte do grafite. É um projeto próprio para os que têm mais de 60 anos, mas para ser um grafiteiro, de acordo com que foi mostrado aqui, não precisa fazer curso já que grafitar é uma condição biológica-cultural-humana. Até os que protestam contra o grafite são grafiteiros. Condição que não podem mudar. Nem apagando os muros e paredes grafitados.

Vamos ao grafite! Grafite é saúde na urbe e além do urbanismo!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: