FESTIVAL DE FILMES DOCUMENTÁRIOS SOBRE OS 450 ANOS DO RIO

027844Até o dia 14 desse mês o Festival Rio Première Brasil vai exibir seis documentários que narram à história do Rio de Janeiro em seus 450 anos, através de seus corpos sociais, políticos, antropológicos, artísticos, afro-brasileiro e esportivo. O documentário responsável pela abertura da mostra foi São Sebastião do Rio de Janeiro, produzido e dirigido pela cinegrafista Juliana de Carvalho. O documentário narra a formação do Rio de Janeiro desde seus documentos arqueológicos, primeiros grupos urbanos, seus primeiro habitantes e as lutas que eles travaram para construir seu hábitat. O documentário dura 90 minutos.

Para realizar São Sebastião do Rio de Janeiro a cinegrafista Juliana de Carvalho selecionou imagens antigas de 30 instituições do Brasil, França e Inglaterra que mostram como o povo carioca se originou e se constituiu como habitantes da região.

Também, serão exibidos Pedra Que Samba, de Camila Agustini e Roman Lechapellier, trata da roda de samba da Pedra do Sal; Projeto Beirute, de Anna Azevedo que trata do comércio na região do Saara, no centro do Rio, onde há um grande número de lojas de libaneses; Solte os Bichos de Uma Vez, de Marcelo Goulart que narra o grupos de bate-bola do carnaval carioca; Porto do Rio, de Pedro Évora e Luciana Bezerra que narra, através de entrevistas, as transformações da região portuária; e O Rio Por Eles, de Ernesto Rodrigues, narra o olhar dos estrangeiros e sua opiniões sobre o Rio.

“Nossa opção foi fazer um filme que narra a história do Rio através do ponto de vista geográfico, em que todos os depoimentos colocam o Rio como protagonista. É uma viagem no tempo”, disse a cinegrafista Juliana de Carvalho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: