EXPOSIÇÃO DE PATRÍCIA PICCININI MOSTRA FIGURAS INSPIRADAS EM PESQUISAS DE ENGENHARIA GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA

exposicao_com_ciencia_1Os conceitos de beleza e normalidade são os signos que saltam na exposição da artista Patrícia Piccinini que usa a engenharia genética e a biotecnologia como inspiração para a criação de suas esculturas que se mostram como surrealismo e hiper-realidade.

A exposição que no Brasil é chamada ComCiência, também tem em seu corpo elementos éticos, visto que as esculturas se libertam da concepção do norma e do belo. Para a escultora, são figuras que embora inquietantes não assustam. Por exemplo, na obra “O visitante Bem-Vindo” mostra uma cama com uma criança segurando uma criatura tida por estranha, mas que a relação entre as duas personagens não apresenta preocupação.

“Trata-se uma obra sobre aceitação”, observou  Marcelo Dantas, curador da exposição.

Para a escultora suas criaturas movimentam o afeto da busca da aceitação. Elas querem ser aceitas naquilo que são. E não vistas como estranhas, não normais como encontram estabelecidas as percepções cotidianas e as certezas formadas em nossa cultura.

“Minhas criaturas, apesar de estranhas e por vezes inquietantes, não são assustadoras. Em vez disso, é a sua vulnerabilidade que muitas vezes vem à tona. Elas pedem que olhemos além de sua estranheza, nos convidando a aceitá-las”, disse Patrícia Piccinini.

Foi o que vivenciou Paloma Costa que compareceu a exposição.

“O carisma e o afeto com os seres humanos, essa conexão com um ser que, para nós, parece tão estranho e tão feio, nos remete também ao belo. Esse afeto transcende a feiura, é muito belo.

Isso me fez refletir, não é uma coisa tão utópica chegar ao futuro e os cientistas chegarem a perceber esta mistura entre ser humano e outros animais para criar habilidades. Me abriu a mente”, observou Paloma.

Com entrada gratuita, a Exposição ComCiência vai até o dia 4 de janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: