“DE ÍRIS AO ARCO-ÍRIS”, ESPETÁCULO TEATRAL CRIADO PARA CRIANÇAS SURDAS POR ESTUDANTES DA UFPE.

arcoO professor Marco Camarotti, da Universidade Federal de Pernambuco, sugeriu aos seus alunos que realizassem uma pesquisa sobre o universo infantil. Os estudantes aceitaram a sugestão e no final conceberam quatro espetáculos teatrais cobre crianças com dificuldades visuais, auditivas, mentais e hospitalizadas.

O estudante Jorge de Paula concebeu seus estudos sobre crianças com dificuldades auditivas e visuais. Resultado: ele criou o espetáculo “De Íris e Arco-Íris”. Para Jorge de Paula, o desafio não se reduziu apenas a confecção do texto e o espetáculo teatral, mas também conceber e praticar aulas com crianças surdas. O estudo que depois virou um conto e depois o espetáculo teatral saiu da indagação que o professor fez a ele: por que o arco-íris só aparecia quando chove.

irisA primeira apresentação do espetáculo teatral foi para crianças surdas e também para todo tipo de público. Em seguida o professor veio a falecer e o projeto diminuiu seu ânimo. Depois de dois anos, Jorge de Paula, resolve ativá-lo. Para isso fez parceria com a atriz André Veruska e criou dois projetos para patrocínio e para montagem. Depois de ganhar dois editais, eles passaram a compor o espetáculo que agora vai ser apresentado nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Posteriormente nas regiões Norte e Nordeste.

“O meu universo com crianças surdas terminou ganhando uma atenção especial. Eu tinha de responder de alguma forma artística.

A gente percebeu quão frágil a estrutura do espetáculo ainda estava. Porque tudo que a gente em sala de aula, em gabinete, na prática não se configurava a melhor linguagem para atingir esse público específico.

Porque são cidades que têm um movimento de entidades e associações que trabalham na valorização e na inclusão de crianças e pessoas com deficiência de uma forma geral. Porque o interessante para nós, agora, é entrar em contato direto com o público surdo”, observou Jorge de Paula.

O espetáculo que trabalha especificamente com imagens tem o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura. Durante as apresentações ocorrerão oficinas, leitura dramática do conto para cegos e distribuição gratuita de audolivro para cegos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: