“A ILHA DO MILHARAL”, DO CINEASTA GEORGE OVASHVILI MOSTRA A RELAÇÃO HOMEM, NATUREZA E SOBREVIVÊNCIA

51782652-ed43-4e89-b92e-737120c37f01Indicado para a pré-estreia do Oscar 2015, premiado com o Crystal Glob e já exibido na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no Índice 2015 de Belo Horizonte, estreia na quinta-feira, dia 19, o longa-metragem de George Ovashvili, A Ilha do Milharal, que em francês tem o título de Terra Efêmera. É uma produção de 2014 e tem a duração de 100 minutos.

corn_island2O filme narra a história do agricultor (Ilyas Salman) e sua neta (Marian Buturishvili) que aproveitam o período de seca da ilha temporária situada entre a Geórgia e república independente da Abecásia para plantar milho.

O filme mostra um paralelo entre a germinação do milho e sua coleta e a maturidade da menina tendo como fundo o raro diálogo entre os personagens. Uma situação entrelaçada pelas perspectivas temporais do momento efêmero da ilha e a realidade econômica e política constitutivas do agricultor.

milhO ambiente fundante do filme, a relação dos dois personagens com a natureza através do trabalho da cultura do milho, apresenta como adereços cinematográficos alguns personagens que margeiam a ilha como soldados procurando suspeitos, caçadores que o espectador pode toma-los mais como afirmação do mundo do homem, ainda mais se essas presenças forem relacionadas à magnitude da presença feminina.

Pode-se entender, também, que sendo a terra a mãe nutriz, a menina é quem mais mantém a relação com a produção, visto ser ela representante da terra-agrícola-nutriz e, também, executora do trabalho que historicamente tem a participação da mulher mais eficaz do que do homem. Além de quê, como criança, mostra a dialética da terra como elemento que em um continuo se supera.

 Veja o trailer!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: