VIVA O VINIL! – “A CHORADEIRA DO CASADO”, CORDEL DE JOSÉ COSTA LEITE

P1010543Estamos em 1979 no Estúdio Conservatório Pernambucano de Música para apreciar a gravação da bolacha-crioula do cordelista famoso, José Costa Leite. Não precisa escrever que é joia raríssima, relíquia da discografia popular brasileira.

O cordel é a poética, lírica, épica e dramática do Nordeste.  Liricamente canta o amor, epicamente as lutas e dramaticamente altercações, discussões e diálogos. A gravação de literatura de cordel foi uma ultrapassagem dessa arte em seu processual comunicativo.

P1010544A gravação de cordel permitiu o seu aficionado fazer uso tecnologicamente de outro sentido: a audição. No primeiro momento a literatura de cordel, como espetáculo, é apresentada através da palavra falada. Depois ela é apresentada como palavra escrita impressa em folhetos papel jornal. Assim, a diferença entre a escutada em bolacha-crioula é da ordem da tecnologia fonográfica, já que antes voz e ouvido mantinham relação direta.

P1010546O cordel trata do chamado discurso popular que é constituído de valores que permeiam algumas formas de relação cultural-social. Muitos destes valores estão cheios de preconceitos, mas que são apresentados pelos cordelistas sem a intensão de fortalecimento dos mesmos.

Exemplo, O Homem Gosta de Mulher e Mulher Gosta de Dinheiro. No primeiro momento é uma clara discriminação contra a mulher. Mas, se desdobrarmos o endereçamento muda. A mulher gosta de dinheiro. Como gosta de dinheiro trabalha para consegui-lo. O impulsiona a interrogativa. O homem gosta de mulher por que ela é mulher ou por que ela tem dinheiro. Se for ele se presenta em duas situações: uma ele é lerdo para conseguir dinheiro; outra ele é um explorador por gostar do dinheiro da mulher. Mudou tudo. Como no capitalismo quem tem dinheiro é tido como competente, a mulher, por ter dinheiro, é mais competente que o homem que gosta de dinheiro, mas é ineficaz para consegui-lo. Por isso ele usa a lábia para conquista-la como se fosse superior.

O cordel O Satanás Reclamando a Corrupção de Hoje em Dia mostra sua força política. A bolacha-crioula foi gravada em 1979, em plena a ditadura civil-militar que se tomava como honesta. O que significa que ela apregoava a não existência de corrupção. Depois veio o período de abertura democrática com ela os governos Sarney, Collor, Itamar, Fernando Henrique, Lula e Dilma. Ainda hoje se tenta combater a corrupção, mas como Satanás é o primeiro ente na Terra, porque veio das temperaturas quentes onde nenhum outro ser vivo poderia se originar, ele sabe muito bem das relações do homem. Sabe que a corrupção é antiga, como sabe quais os governos do Brasil que a combateram e os que não combateram. Ele sabe que a ditadura, Sarney, Collor, Itamar, Fernando Henrique não combateram. Inclusive, sabe que Fernando Henrique lhe protegeu. E sabe muito que foi nos governos Lula que o combate à corrupção começou e que tomou força nos governos Dilma.

P1010550 P1010553 P1010556 P1010557 P1010558Esse Satanás de José Costa Leite reclama da corrupção em um presente que se liga com um passado e um futuro mostrando que é o homem que deve combate-la, já que foi ele quem a criou e se beneficia financeiramente. E que Deus, nem ele Satanás, tem qualquer responsabilidade sobre ela. “Quem pariu Matheus que o embale”, diria ele. Mesmo com personagem jurídico da Lava Jato afirmando que Deus está ajudando no combate à corrupção. Esse personagem jurídico não sabe que o homem perdeu sua semelhança com Deus desde o tempo do Paraíso. De Deus só restou ao homem à imagem. O que não ajuda no combate à corrupção. Corrupção é real, não é superstição.

De formas, que esse cordel de José Costa Leite carrega partículas políticas capazes de levar o ouvinte à ultrapassagem de seu estado de coisa em relação à corrupção no Brasil. E tudo, ainda, carregado por um humor revolucionário. O que é singular no cordel.

Essa bolacha-crioula A Choradeira do Casado, volume 2, faz parte da Coleção Cordel que a Gravadora Continental divulgou na década de 70.

LADO – A

A Choradeira do Casado/O Satanás Reclamando a Corrupção de Hoje em Dia/O Frei Damião Sonhou com o Padre Cícero Romão.

P1010559LADO – B

Não Há Quem Saiba Entender O Coração de Uma Mulher/Beijo de Mulher Bonita e Carinho de Mulher Feia/Homem Gosta de Mulher e Mulher Gosta de Dinheiro.

P1010560VIVA O VINIL!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: