VOCÊ QUER ACORDAR? ENTÃO BEIJE “A BELA E A ADORMECIDA”

a_bela_e_a_adormecida_1

Para a psicanálise os contos de fada não podem ser entendidos como se apresentam como realidade. É que nos mostra, principalmente, o psicanalista Bruno Bettelheim em sua obra Psicanálise dos Contos de Fada. Para ele, assim como para Freud, os elementos afetivos e seus entrelaçamentos psíquicos apresentados nesses contos devem ser interpretados e analisados em sua natureza simbólica.

Há uma gama de componentes orais, anais, edipianos, narcísicos, castradores, homossexuais, masturbatórios, invejas, ódios, angustias, medos, desesperos, entre outros que envolvem as crianças quando elas se defrontam com esses contos. É todo um entrelaçamento de projeções que a criança vivência. “Papai, o Lobo não pode morrer! O Lobo sou eu”, disse a criança ao ouvir pela enésima vez o conto contado pelo pai.

A bruxa não é a maldade personificada como se mostra na aparência. Assim, como Branca de Neve não é tão boazinha, como também não são os anõezinhos. A Gata não é tão Borralheira. O compositor e cantor Dércio Marques, mostra em uma de suas criações, a inversão dos papéis dos contos. “Era uma vez, um Lobo Bonzinho que era maltratado pelos cordeirinhos. Havia também a Bruxa formosa, o Príncipe mal e o pirata honrado…”  Dércio muda a intenção dos contos.

40b7ffb2-edb1-418b-a146-e12fc6d95b1c

É nesse sentido que o autor inglês Neil Gaiman criou a sua A Bela e a Adormecida que mostra a rainha acordando a princesa com um beijo. Não vamos discutir o caráter regressão-oral que a psicanálise mostra no beijo do Príncipe na Adormecida. Vamos observar esse beijo da Princesa na Rainha que inverte a concepção freudiana da oralidade-gênero. A potência-política desse beijo que desperta a Princesa. Ainda mais, que a Rainha vai casar com um Príncipe.

“Você não precisa de príncipe para salvá-la. Eu não tenho muita paciência para histórias em que mulheres são salvas por homens”, afirmou Neil Gaiman.

Se você que despertar, compre o livro ou peça emprestado. Para comprar disponha de R$ 49,50. A editora e a Rocco. Páginas? Só 70 e com belas ilustrações da artista Chris Riddell.

Anúncios

2 Respostas to “VOCÊ QUER ACORDAR? ENTÃO BEIJE “A BELA E A ADORMECIDA””

  1. VOCÊ QUER ACORDAR? ENTÃO BEIJE “A BELA E A ADORMECIDA” | palavra do vieira Says:

    […] Fonte: VOCÊ QUER ACORDAR? ENTÃO BEIJE “A BELA E A ADORMECIDA” […]

  2. dia04JAN | palavra do vieira Says:

    […] Fonte: VOCÊ QUER ACORDAR? ENTÃO BEIJE “A BELA E A ADORMECIDA” […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: