VOCÊ QUER FAZER USO DE MACUNAÍMA DE MÁRIO DE ANDRADE SEM TER QUE PAGAR OU AUTORIZAÇÃO? AGORA PODE: É DOMÌNIO PÚBLICO

e3b5cec5-9691-492c-a7a2-5684963ed523

Agora, a obra Macunaíma do escritor Mário de Andrade criada no ano de 1928, caiu de vez no domínio público. O que significa que qualquer pessoa que tenha intenção de produzir um trabalho com ela pode produzir sem as restrições normais da lei dos direitos autorais como autorização ou pagamento pelo uso.

Mário de Andrade é um dos mais festejados artistas da literatura brasileira. Ele participou da Semana da Arte Moderna, em 1922, e é conhecido também como uma das grandes expressividades da Arte Moderna Brasileira quando participando do Grupo dos Cinco, composto por ele, Oswaldo de Andrade, Anita Malfatti, Menotti Del Picchia e Tarsila Amaral. Seu Macunaíma é obra de valor nacional e internacional. Foi transformado em outra arte: o cinema. Nas telas ele foi interpretado por talentosos e respeitados artistas como Grande Otelo e Paulo José cuja adaptação e direção ficou sob a inteligência e o olhar de um dos melhores diretores do Cinema Novo do Brasil: Joaquim Pedro de Andrade.

O fato alvissareiro ocorreu a partir do dia 1°. Copiar, reproduzir, fotocopiar e adaptar encontra-se liberada. É o conceito de domínio público se tornando realidade através de Macunaíma que já foi tachado de “herói sem caráter”. O domínio público significa que a obra escapa do Direito da Propriedade Intelectual, sendo o conjunto de obras culturais, de tecnologia ou de informação de livre uso comercial e que não submetidas a direitos patrimoniais exclusivo de uma pessoa física ou jurídica, mas que, entretanto, podem ser objeto de direitos morais. Em alguns países, as obras se tornam de domínio público depois de 50 ou 70 anos da morte do autor. No Brasil vigoram os 70 anos. Mário de Andrade nasceu no ano de 1945.

Valeu, domínio público! A cultura-livre brasileira agradece!    

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: