EXPOSIÇÃO EDMOND FORTIER- VIAGEM À TIMBUKTU

538bedfe-b858-4f74-a2bf-ac15766fb480

Até o dia 24 o público poderá vivenciar no Instituto Tomie Ohtake, gratuitamente, a exposição composta por 200 cartões-postais originais que da mostra Edmond Fortier – Viagem à Timbuktu. Francês, o fotografo viveu muito tempo em Dakar, Senegal.

A exposição é baseada no livro da professora mestre em Ciências Políticas e especialista em temas africanos, Daniela Moreau. Em seu livro Daniela mostra os cinco mil quilômetros percorridos por Edmond Fortier no interior da África, no ano de 1906, quando chegou ao norte do país em território considerado como impenetrável. A atual Mali.

carolina

Os cartões-postais apresentam imagens das ações, principalmente deletérias, das ações dos colonizadores, assim como, também, expressões da cultura africana o povo, danças, festas populares, além das paisagens naturais.

“Ele foi um dos primeiro profissionais a fotografar Timbuktu, após a ocupação francesa em 1894. Djenné, nas margens do Rio Bani, a cidade mais antiga de toda África subsaariana, també foi objeto de seus registros”, afirmou Daniela Moreau.

Ainda outras duas exposições com temática negra estão em ocorrendo em São Paulo. Trata-se da exposição Carolina e Nós que fica em cartaz até o dia 31, e Aqui África que fica em cartaz até o dia 28 de fevereiro.

aquiafrica

A primeira, Carolina e Nós que é apresentada pelo Bloco Afro Ilú Obá de Min mostra a produção de Carolina de Jesus primeira escritora negra que mostrou da favela a existência dos moradores desse território.  Carolina é autora da obra que fez sucesso em 1960 e foi traduzida para 13 idiomas, Quarto de Dormir: O Diário de Uma Favelada.

A segunda, Aqui África conta com a mostra de trabalhos de treze artistas de procedências de 11 países da África subsaariana que mostram fotos, desenho, vídeos e instalações referentes à imigração, a xenofobia, o consumo compulsivo, as tradições culturais e o poder opressor no continente.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: