ETTORE SCOLA NÃO FEZ ESCOLA, FOI ALÉM DA ESCOLA

27b74a3e-eceb-4fb0-9827-ff56819cf5de

Os homens se movimentam em ação que são seus pensamentos que são seus substratos históricos. Tudo é para sempre. Tudo acontece uma vez e nunca mais. Aí a beleza e grandeza da existência. Nada se repete. Há homens e mulheres que confirmam a si mesmo e a história. São poucos, mas existem. São os notáveis.

O cinegrafista italiano Ettore Scola é um notável. Não pela sua arte, mas por seu compromisso ontológico. Por isso seu cinema ser tão contagiante, penetrante e implicante. Scola não fez escola, só produziu o necessário que pede a existência autêntica. Escola é para os vaidosos reativos, diria o filósofo Nietzsche. Os que se querem vaidosamente ser lembrados.

As décadas 60 e 70 foi um tempo histórico em que os notáveis do cinema mostraram suas artes engajadas com a condição de liberdade humana. Godard, Fellini, Antonioni, Pasolini, Monichel, só os italianos. Tem os outros cinegrafistas notáveis de outros povos. Foram as décadas em que se ia ao cinema para refletir sobre essa condição de liberdade humana. A sala de projeção é a confirmação da realização estética desses cinegrafistas. Às transformações que o mundo passava em suas perspectivas políticas, sociais, econômicas, antropológicas, religiosas, e propriamente estética se movimentavam na sala de projeção com a maior desenvoltura.

Ettore Scola com seus Fala-me de Mulheres (1964), Nós Que Nos Amávamos Tanto (1974), Feios Sujos e Malvados (1976), Um Dia Muito Especial (1977) mostrava do nazismo a traição. Além da ironia das relações. Depois vieram os posteriores sem mudar tanto o espírito de cinematografar a existência. Casanova e a Revolução (1982), A Família (1987), O Jantar (1988), Que Estranho Chamar-se Frederico (2013) homenagem ao seu grande companheiro Frederico Fellini.

Mais de quarenta cinemas. Sempre Um Dia Muito Especial.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: