VIVA O VINIL! ZÉ CARLOS – EXPLODE POVÃO!

P1010653

Vinilesquizofílicos, estamos no ano de 1980, adentrando no estúdio da RCA para observar e vibrar com a gravação da bolacha-crioula Explode Povão de um dos mais talentosos sambistas de todos os tempos Zé Carlos.

P1010654Como estamos movidos pelo espírito dionisíaco em forma de carnaval nada melhor do que compor com essa bolacha-crioula que faz balançar  o corpo, a alma e o esqueleto. Assim, a ordem a não ordem é se lançar na folia sambando com Zé Carlos cuja bolacha-crioula está recheada de feras da música brasileira como Wilson das Neves, Jacobinha, Efson, Nei Lopes, Neuma Morais entre outras feras.

P1010655

P1010656

Mas deixemos de delongas que Momo não espera. Vamos fazer a leitura da apresentação da bolacha-crioula joia raríssima.

“Dinorá, chefe do grupo coral feminino “As Gatas”, e Genaro, do conjunto “Nosso Samba”, também produtor de discos, ombreado nos estúdios, dias e noites até altas madrugadas, os pesados trabalhos de botar coro nos discos de samba, que precisam levar a marca inconfundível de sua raça, e se canto chão, e dos sambas de quadra e de enredo do povão carioca, passaram a desejar, também para a música de raiz, uma voz que começava a pintar nos coros que faziam juntos. Era Zé Carlos, que além de ter uma voz privilegiada por natureza, já vinha de uma grande experiência de cantar músicas nos comerciais de rádio e televisão e uma longa caminha pelos roteiros das casas noturnas do Rio e São Paulo, escola fundamental para todos aqueles que desejam fazer uma carreira artística de longo curso.

Genaro e Dinorá notaram que o que estava pegando um pouco para aquela voz, era apenas um pequeno estágio no canto de morro e nas escolas de samba.

Isso aconteceu no ano passado, quando Zé Carlos gravou e viveu intensamente, nas quadras, o samba enredo afro da Escola Acadêmicos de Cubango, de Niterói, “O Mundo Mágico”, de Heraldo Faria e Flavinho Machado.

Daí veio o contrato com a RCA Victor, e esse disco com Zé Carlos, cantor chão, pó, poeira, de um lado, e de outro, o mesmo Zé Carlos de sua primeira água, a vida noturna nas casas de música mais sofisticada.

Nesse disco “Explode Coração”, estão praticamente sendo revelados para o grande público, os arranjos do maestro Tranka, a jovem compositora Neuma de Morais, e mais duas grandes revelações, como autores, nas músicas: “Gesto Nobre” e “Quando a Gente se Deita”, que são de Gilberto Jordão e Liani da Pompéia.

Vaia aqui nosso agradecimento ao grande mestre compositor Walter Rosa, pela sua participação com Zé Carlos na música: “Sou Pescador”, de sua autoria com Hedi, o que acentuou ainda mais o toque de autenticidade, nas músicas de raiz desse disco.

Para José Carlos Machado, o agradecimento pela mão de obra firme e construtiva nos alicerces da carreira de cantores novos, como Zé Carlos e tantos outros.

Pra finalizar, queremos que esse trabalho seja uma oração, uma forma de prece, com o mais profundo respeito e desejo de um breve e necessária recuperação artística e pessoas, do grande líder do samba de massa desse país, Martinho da Vila”.

P1010659                                  Adelson Alves

LADO – A

P1010660Explode Coração/Sou Pescador/O Sonho de Um Menino de Angola/Madrugada/Quando a Gente se Deita/Uma Vida Sem Amor.

LADO – B

Gesto Nobre/Mulher/Amor e Arte/Está Faltando Adoniram/Nada/Pra Que Fantasia.

P1010661

                                                   VIVA O VINIL!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: