VIVA O VINIL! DERCIO MARQUES – CANTO FORTE – CORO DA PRIMAVERA

P1010663

Estamos no ano de 1979 adentrando o Estúdio Copacabana para vivenciar a gravação de mais uma bolacha crioula do cantor, cantador e compositor Dercio Marques um músico que canta o espírito da canção brasileira no que há de mais genuíno.

Dercio é irmão de Doraty Marques também cantora, cantadora e compositora do espírito melódico das terras brasilis como foi o irmão Darlan. Ele flui com sua voz não somente obras elevadoras de sua estética-poética-musical como também de outros companheiros como Manuel Bezerra, Sílvio Rodrigues, João do Vale, Elomar Filgueira, Luiz de França, José Cândido, Dino Franco, Cláudio Murilo, Alberto Moreira, Chico Alves da Silva de Ubatuba, Paco Bandeira, José Maria Rodrigues, Sérgio Godinho, Carlos Pita, José Afonso e José Augusto Guyticolo. Uma plêiade de poetas e cancioneiros do Brasil e de outras plagas.

P1010664Essa bolacha-crioula, esquizovinilfílicos, é verdadeiramente joia raríssima, relíquia da autêntica e singular música brasileira, assim como outras bolachas-crioulas de Dercio Marques. Trata-se de um vinil que leva o ouvinte a ultrapassagem sonora-poética do território musical estratificado. Trata-se de uma condução musical-angelical tal seu enlevo.

Dercio Marques nos leva a entender que “Pobre do Cantor” que não tomar “Decisão” sentido a “Natureza” para saber que o mundo precisa de “Arrumação” para que então o homem possa livremente andar sobre as “Relvas” ou navegar faceiro no “Leito do Gavião” ouvindo o canto do “Sabiá”.

P1010665É hora da tonta “Companheiro” para se livra da força “que só te manda obedecer” que “te faz ficar de bem com os outros e de mal contigo”.

LADO – A

P1010668Vim de Longe/Raso de Luz/Era Um Vez/Cantiga de Embalar/Que Força é Essa/Acontecer/Companheiro.

LADO –B

P1010667Pobre do Cantor/Decisão/Leito do Gavião/Arrumação/Natureza/Relvas/Sabiá.

Participaram especialmente da gravação dessa bolacha-crioula histórica a talentosíssima maranhense Irene Portela, que já esteve aqui nesse Viva o Vinil, cantando Sabiá, Zé Eduardo com sua flama percussionista e a Orquestra de Violeiro de Osasco.

P1010666

                                                     VIVA O VINIL!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: