“O QUARTO DE JACK”, DO CIINEGRAFISTA LENNY ABRAHAMSON, MOSTRA O ISOLAMENTO DE MÃE E FILHO PROMOVIDO POR UM SEQUETRADOR-ESTUPRADOR

44bb3e76-2b17-48e6-a2e3-d8c4d60f0201

O enredo é comum, mas os encadeamentos que se expressam como corpos perversos e eliminadores de consciências em formas de taras, criadas pelo cinegrafista irlandês Lenny Abrahamson, não são nada comum.

Um homem, Nick, dominado por elementos psicopáticos, interpretado pelo ator Sean Bridgers, sequestra uma jovem, Joy, interpretada pela atriz Brie Larson, prende-a em um quarto no quintal de sua casa e continuamente a estupra. Os seguidos estupros além de deixá-la impotente e cheia de sofrimentos a deixa também grávida.

Com o nascimento da criança Jack, protagonizado pelo ator-criança Jacob Tremblay, Joy decide criar no quarto um mundo inacessível a uma comparação com o mudo exterior, já que eles ficam sete anos no cativeiro. Um verdadeiro universo mágico em que filho e mãe tentam se proteger contra a tara do psicopata. No caso da criança, principalmente nos momentos em que a mãe estuprada, ela o coloca dentro de um armário para impedi-lo de presenciar as perversas cenas dos estupros. 

O cinema foi baseado no livro da escritora Emma Donoghue, Quarto, mas o diretor afirma que a ideia surgiu no ano de 2008 quando foi divulgado nos meios de comunicação o caso do austríaco Josef Fritzl “o monstro de Amstetten” que manteve sua filha Elizabeth presa em cativeiro durante 24 anos durante os quais a estuprava e teve sete filhos sendo que o mais novo, Felix, passou cinco anos enclausurado.

“Dizer que Quarto é baseado no caso Fritzl é muito forte. Eu diria que o livro foi desencadeado por ele. As reportagens de jornais sobre Feliz Fritzl, com cinco anos de idade, surgindo em um mundo sobre o qual ele não sabia nada, pôs uma ideia na minha cabeça. Essa imagem de uma criança de olhos arregalados conhecendo o mundo como um marciano vindo para a terra me pegou” disse a escritora Emma.

Veja o trailer do filme que tem 118 minutos de duração, produzido em 2015 nos países do Canadá e Irlanda, com classificação para 14 anos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: