16º edição do Festival Mundial de Circo, no Rio de Janeiro

Em edição especial aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, o projeto reúne artistas para celebrar o circo

Jornal GGN – O Festival Mundial de Circo (FMC), acontece entre os dias 30 de julho e 4 de agosto, em edição especial aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016. O evento, está repleto de atrações como exibição de documentário, espetáculos e debate na Lona da Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro. Para aproveitar todas as atividades gratuitas, parte da Mostra Funarte de Festivais 2016, o público precisa retirar os ingressos uma hora antes no local.

O FMC Rio 2016, faz uma homenagem ao circo brasileiro. Dentre os espetáculos está o Circo Zanni, de São Paulo, com nove artistas argentinos e brasileiros, dirigido por Domingos Montagner e Marcelo Lujan. O palhaço Biribinha, de Alagoas, que carrega a tradição do circo teatro nordestino, também estará presente. Além do Circo Teatro Artetude, do Distrito Federal, liderado por dois irmãos e palhaços que apresentam um trabalho com a simplicidade da rua e a grandiosidade do circo.

O Festival, também terá mesas com os artistas Luís Carlos Vasconcelos, João Artigos e integrantes do Circo Zanni. E um bate-papo, após a exibição do documentário: “Sob(re) a Lona”, dirigido por Janaína Patrocínio e Silvia Godinho, gravado ao longo de 37 dias nos bastidores de uma trupe circense no Festival Mundial de Circo 2008, em turnê pelo interior de Minas Gerais.

Já em sua 16º edição, com cerca de 38 países participantes, o Festival Mundial de Circo – FMC reúne artistas brasileiros e de vários cantos do mundo para celebrar o circo. Considerado o primeiro grande evento internacional na América Latina dedicado exclusivamente a arte circense, o projeto já contou com a participação do Cirque du Soleil e do circo americano Ringling Bros, para atingir o público de todas as idades e classes sociais.

Confira a programação do Festival Mundial de Circo – FMC Rio 2016

Local:  Escola Nacional De Circo

Endereço:  R. Elpídio Boamorte, 4 – Praça da Bandeira, Rio de Janeiro – RJ, 20270-150

Entrada franca *senhas distribuídas no local, 1h antes do início de cada espetáculo.

Dia 30 de julho – Sábado, às 19h – Espetáculo “Magia”, com Cia. Teatral Turma Do Biribinha (AL)

“Dirigir um filme, sem elenco e sem dinheiro? Só se for magia! ”. É assim que o Mestre Biribinha usa seus truques de mágica aprendidos no circo para fazer um filme e tornar sua vida plena de cores novamente. E a plateia é convocada para essa missão como o “elenco” que o ajudará a vencer este grande desafio.

Ficha Técnica: Direção: João Lima. Argumento, Autor, intérprete, Adereços e Maquiagem: Teófanes Silveira (Biribinha). Cenário: Seliana Silva. Figurino: Vera Silveira. Pesquisa musical: Coré Valente. Sonoplastia: Eduardo Salzane. Realização: Cia. Teatral Turma do Biribinha.

Duração: 50 minutos

Dia 31 de julho – Domingo, às 17h – Espetáculo “O Grande Circo Dos Irmãos Saúde”- com Circo Teatro Artetude (DF)

O espetáculo – feito por dois irmãos e palhaços – traz elementos de esquetes tradicionais com manobras acrobáticas e números de malabares, na qual exploram cenas cotidianas em um jogo divertido sobre arte da convivência. Criado há 14 anos, o Circo Teatro Artetude é uma trupe que estuda e desenvolve a tecnologia para espetáculos de rua. Em seu ônibus equipado com som, luz, cinema e picadeiro, que ora é camarim, ora é picadeiro, a trupe viaja por todo o Brasil e conta com quatro espetáculos: “Brincadeiras de Circo”, “Grande Circo dos Irmãos Saúde”, “Patralhões” e “Clownbaré” (Show de variedade).

Ficha Técnica: Direção e Coordenação Geral: Ankomárcio Saúde Rodrigues. Produção: Ruiberdan Saúde Caetano. Direção Musical: Pablo Ravi Maroccolo. Elenco: Ankomárcio Saúde, Ruiberdan Saúde, Pablo Ravi Maroccolo e Marco Aurélio Feresin Junior. Realização: Circo Teatro Artetude.

Duração: 45 minutos

Dias 2 e 3 de agosto – Terça e quarta-Feira, às 20h – Espetáculo “Circo Zanni” – Com Circo Zanni (SP)

Com direção artística de Domingos Montagner e direção musical de Marcelo Lujan, o espetáculo traz alguns dos números mais marcantes da trupe, além de novas criações: números aéreos, de acrobacia, equilíbrio, magia, barra fixa, além, é claro, dos números de palhaços. A banda formada pelos artistas do Circo Zanni e pelos convidados agregam ritmo e humor na condução do espetáculo.

Ficha Técnica: Concepção e Direção Artística: Domingos Montagner e Marcelo Lujan. Direção Musical: Marcelo Lujan. Cenário e Figurino: Dani Garcia. Direção Técnica: Pablo Nordio. Produção de Montagem: Daniel Pedro. Elenco: Bel Mucci, Daniel Pedro, Erica Stoppel, Fernando Sampaio, Luciana Menin, Maíra Campos, Marcelo Lujan e Pablo Nordio. Convidados: Fernando Paz e Daniela Rocha.

Duração: 1h40min

Dia 4 de agosto – Quinta-feira, às 19h

Exibição do filme documentário “So(bre) a Lona”, seguida de bate-papo com integrantes do Circo Zanni.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: