Companhia de teatro faz homenagem a Clarice Lispector em forma de missa

‘Estudo para Missa para Clarice – Um Espetáculo sobre o Homem e seu Deus’ fica em cartaz de 4 de janeiro a 1° de fevereiro no CCBB SP.

O lado sagrado de Clarice Lispector é o que o ator e diretor de teatro Eduardo Wotzik decidiu celebrar com a peça Estudo para Missa para Clarice – Um Espetáculo sobre o Homem e seu Deus, que entra em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo na quarta-feira, dia 4 de janeiro, até 1° de fevereiro, com sessões de quarta a sexta-feira, sempre às 20h.

A ideia do espetáculo surgiu há mais de 20 anos, quando Eduardo começou a receber de duas amigas trechos de textos de Clarice. Ao mesmo tempo que se aprofundava na obra da escritora ucraniana naturalizada brasileira, ele percebeu que selecionava principalmente os textos que tratavam sobre Deus. O que o diretor criou a partir desta seleção é uma montagem em formato de missa que montagem une o poder de encantamento do teatro ao poder da palavra.

Encenado por Eduardo Wotzik, Cristina Rudolph e Natally do Ó, Estudo para Missa para Clarice traz um arauto e duas beatas claricianas que organizam, professam e processam as palavras de Clarice e recebem os espectadores. Como acontece nos templos religiosos, o público senta, levanta, reza e canta um ritual de homenagem à “divindade” literária.

Segundo o diretor, o espetáculo é mais que uma “ode à Clarice Lispector”, a obra surgiu como uma necessidade dele dizer ao mundo que a “salvação é pelo risco”: “É preciso dizer não à estupidificação e sobreviver à miséria intelectual e espiritual a que estão nos submetendo. Temas sérios são tratados de maneira superficial e o espaço artístico tem sido usado como um mero passatempo ou entretenimento, em um verdadeiro desperdício de tempo, dinheiro e HD. Clarice Lispector usava uma expressão ‘Use-se’. Complemento com o não desperdice-se”, afirma Eduardo Wotzik.

Para ele, arte e religião se misturam harmoniosamente no espetáculo. “A arte é o melhor remédio para o ser humano: ela nos ajuda a suportar a vida, a consciência da finitude e as doenças. Arte e religião são dois sistemas muito bem bolados pela humanidade. E, enquanto existirmos, lá estarão eles. Estudo para Missa para Clarice une esses dois sistemas num mesmo espetáculo e, as temporadas passadas nos mostraram uma bela comunhão entre a poesia de Clarice, a cena, a música de Gorécki e o público”.

Eduardo conta que depois da peça, é comum espectadores comentarem que saem do teatro se sentido tocados e até transformados. “Clarice tem um poder muito mágico de emocionar as pessoas com as suas palavras. Já fiz diversas coisas no teatro, mas esse trabalho tem sido muito diferente, principalmente no que se refere à essa comunhão direta com o público”, declara o diretor.

Estudo para Missa para Clarice – Um Espetáculo sobre o Homem e seu Deus
Quando:
de 4 de janeiro a 1° de fevereiro
De quarta a sexta-feira, às 20h
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo (SP)
Quanto: R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20
Mais informações: (11) 3113-3651

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: