Projeto musical em São Paulo faz audições comentadas de discos em vinil

Centro de estudos Uirapuru toca neste sábado (18), obras de Villa Lobos e mostra a trajetória musical e a história do maestro. Galinhada no jantar fecha a experiência dos participantes.

São Paulo – O centro de estudos musicais Espaço Uirapuru, de São Paulo, realiza neste sábado (18) nova edição de seu projeto mensal VinilCultura. A proposta é promover audições públicas de discos de vinil de alguns dos principais nomes da música brasileira, comentadas pelo pesquisador Euclides Marques, seguido de jantar entre os participantes. Desta vez, o “convidado” da noite será o compositor Heitor Villa-Lobos, considerado o maior criador da música erudita brasileira e que completaria 130 anos no dia 5 de março.

Os participantes terão a experiência de ouvir discos de vinil originais que contam a trajetória musical, além de conhecer mais sobre a vida, a obra e as polêmicas que giraram em torno do maestro.

Entre os LP´s selecionados para a audição deste sábado, estão as obras mais conhecidas de Villa-Lobos, como as Bachianas Brasileiras, os Choros de Câmara e as peças para piano e violão. Além destas, o pesquisador apresentará peças menos conhecidas, como os concertos para harpa e o para sax, composições para música vocal e canto orfeônico. A audição é oportunidade também para conhecer alguns dos principais intérpretes do músico, como o violonista Andrés Segovia, o pianista Artur Rubinstein e as sopranos Bidu Sayão e Victoria de Los Angeles

“Mostrarei, por exemplo, o último disco que ele gravou, com a Fantasia Concertante para Orquestra de Violoncelo de um lado, e arranjos seus para música de Bach de outro”, diz o pesquisador, anunciando o Villa-Lobos intérprete e regente de sua própria obra também se´ra aboreado, com a audição dos discos regidos por ele mesmo.

Os discos da audição fazem parte de uma coleção de 5000 LP´s de Euclides Marques, e serão tocados em equipamentos hi-end, numa sala com tratamento acústico especial para audições.

Após a apresentação, será servida uma “galinhada” no jantar, às 19h30, “para combinar com a brasilidade da música de concerto de Villa-Lobos”, segundo a promotora do evento, Mariana Queiroz.

Localizado no bairro de Vila Mariana, zona sul de São Paulo, o Espaço Uirapuru é um centro de estudos e apresentações musicais idealizado pelos violonistas Euclides Marques, Zé Garcez e Luizinho 7 Cordas.

Serviço:

VinilCultura – 130 anos de Villa-Lobos

Data: 18/03

Horários: abertura da casa: 17h / apresentação: 18h / jantar: 19h30

Espaço Uirapuru – Rua Comendador Paulo Brancato, 49. Vila Mariana – SP (Esquina com Rua Sud Menucci)

Ingressos : Audição: R$ 40,00 / Audição + jantar: R$ 60,00

Telefone: (11) 2639-9065

No vídeo a seguir, Euclides Marques e Luizinho 7 Cordas interpretam canções de Dilermando Reis:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: