Xangai ‘conversa’ no palco com mestres do coco e da embolada

Quatro dias de apresentação gratuita na Caixa Cultural, em São Paulo, incluem bate-papo com o público no sábado.

São Paulo – Ele se chama Eugênio Avelino, e talvez pouca gente o conheça pelo nome. Mas basta ouvir Xangai que o cantador aparece. Próximo dos 70 anos, que completará em março de 2018, o baiano nascido às margens do Córrego do Jundiá estará a partir desta quinta (29) até domingo (2), em São Paulo, tocando e cantando obras dos mestres Jackson do Pandeiro e Jacinto da Silva.

O paraibano Jackson (1919-1982) é mais conhecido do público do Sudeste. Basta lembrar de obras como Sebastiana (gravada em 1953 – o autor é Rosil Cavalcanti, um “pernambucano aparaibanado”, como diz o pesquisador Assis Ângelo), O Canto da Ema e Chiclete com Banana, entre outras de seu vasto repertório. O alagoano Jacinto (1933-2001) é tipo como “discípulo” de Jackson, mas tem vasto repertório desde que começou, ainda criança, nos anos 1940.

Xangai: afiando a língua com os reis do ritmo é o nome do show. O cantor é acompanhado pelo violonista Ricardo Vieira e o flautista e saxofonista Marcelo Bernardes. Depois do show de sábado, 1º de junho, haverá um bate-papo do artista com o público, sobre a cultura popular que ele tão bem representa.

As apresentações, sempre às 19h15, são gratuitas, na Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111) na região central da capital. Os ingressos, limitados a um par por pessoa, são distribuídos a partir das 9h do dia de cada espetáculo. O local tem capacidade para 80 pessoas.

Xangai canta nas várias línguas de sua terra. É amigo de outro baiano famoso, Elomar. Em entrevista no ano passado ao Correio Braziliense, quando lhe perguntaram sobre a obra de Elomar, disse que vinha à mente o escritor Guimarães Rosa, grande “brasilerança”, como ele se refere à herança brasileira, desde o primeiro habitante deste país.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: