SEXTA DAS MULHERES UNE CULTURA E REFLEXÃO POLÍTICA EM JOÃO PESSOA

SOBRE FEMINISMO

Evento é fundamental diante do momento atual que o país atravessa

Joel Cavalvante

Brasil de Fato | João Pessoa (PB)

23 de Agosto de 2019.

O evento acontece nesta sexta (23), na Casa de Cultura Livre Olho D´Água, na Rua Deputado Barreto Sobrinho, 344, em Tambiá, João Pessoa. - Créditos: Reprodução
O evento acontece nesta sexta (23), na Casa de Cultura Livre Olho D´Água, na Rua Deputado Barreto Sobrinho, 344, em Tambiá, João Pessoa. / Reprodução

Nesta sexta-feira, 23 de agosto, na Casa de Cultura Livre Olho D´água, em João Pessoa – PB, vai ocorrer o Sexta das Mulheres, um evento político-cultural, que vai refletir sobre a conjuntura atual de massacres e perdas de direitos das mulheres brasileiras e paraibanas.

Zezé Béchade, integrante da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) e secretária de mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT) da Paraíba, ressalta que no momento atual, onde os movimentos sociais, e sobretudo as mulheres, estão sofrendo agressões, é fundamental a reflexão em ambientes coletivos. Neste sentido, o núcleo Gertrudes Maria vem promovendo grupos de estudos, objetivando a reflexão do feminismo e da compreensão da sociedade em todos os seus âmbitos a partir do olhar feminino. 

“Nesses estudos, descobrimos uma das primeiras sindicalistas e feministas do século XIX, a franco-peruana Flora Tristán”, disse Béchade. A programação da Sexta das Mulheres contará a exibição de um filme sobre a vida de Tristán. “Daí entendemos que seria interessante dividir com outras pessoas, principalmente com as mulheres, a sua história e importância para os dias atuais”, ressaltou. 

A programação terá início às 17h, com a abertura da exposição “Anayde, as máscaras e escritos feministas”. Às 18h, ocorrerá a exibição do filme sobre Flora Tristán, e posteriormente haverá um debate com representantes da Confraria Malagrida, Marcha Mundial das Mulheres – Núcleo Gertrudes Maria, Coletivo Anayde, Coletivo Pagu e a jornalista Dani Fechine do G1 Paraíba. Às 19h, terá uma cantoria com Tia Ciata Samba Clube, e às 20h a playlist canta mulheres. 

O evento é organizado Pela Marcha Mundial das Mulheres, pela Confraria do Beco da Faculdade e a Casa de Cultura Livre Olho D´água, com apoio da Folia de Rua. O endereço é na Rua Deputado Barreto Sobrinho, 344, em Tambiá, João Pessoa. 

 

Edição: Heloisa de Sousa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: